PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Jesualdo será o treinador mais velho da história do Brasileirão; confira a lista

Jesualdo será o treinador mais velho da história do Brasileirão; confira a lista

Pedro Victor Beija
Recifense morando em João Pessoa, 23 anos, estudante de Jornalismo do 6º período na UFPB.

Apresentado nesta semana como novo treinador do Santos, Jesualdo Ferreira lidera lista de treinadores mais velhos da história do Brasileirão

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O treinador português Jesualdo Ferreira foi apresentado nesta última quarta-feira (8), como o novo treinador do Santos para a temporada 2020. Jesualdo assinou um contrato de 12 meses com o Peixe, e já afirmou que este poderá ser o último trabalho da sua carreira de treinador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Jesualdo possui uma história bastante extensa e respeitada no futebol, com base em Portugal, sendo multicampeão pelo Porto, mas também conquistou títulos em outros continentes, como nos trabalhos à frente do Zamalek, do Egito, e do Al Sadd, do Catar.

A nova empreitada, agora à frente do Santos, pode colocar Jesualdo na história do futebol brasileiro rapidamente, já que, caso permaneça até o início do Campeonato Brasileiro, o português se tornará o treinador mais velho da história do Brasileirão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para chegar a esse dado, o Torcedores realizou um levantamento, e listou os 10 treinadores mais velhos da história do Brasileirão, desde o início da era dos pontos corridos (2003), até a edição deste ano (2020):

1 – JESUALDO FERREIRA (73 ANOS E 8 MESES) – SANTOS 2020

O Brasileirão tem data marcada pra começar no dia 3 de maio, mas desde já, dentre os 20 clubes da Série A de 2020, é o novo treinador do Santos que lidera a lista. Jesualdo Ferreira, hoje com 73 anos e 8 meses, vai para seu 17º clube na carreira, e no mês que inicia o Brasileirão, completa 74 anos.

2 – EVARISTO DE MACEDO (72 ANOS E 3 MESES) – ATHLETICO 2005

Em setembro de 2005, o Athletico (à época, Atlético-PR) anunciou a contratação de Evaristo de Macedo para ajudar o clube naquele momento, que não estava em boa situação, e acabou terminando o campeonato na 6ª posição, após boa recuperação. Por lá, não chegou a ser campeão, mas sua história é recheada de títulos, como jogador e treinador.

PUBLICIDADE

Multicampeão estadual, campeão brasileiro em 88 com o Bahia, campeão da Copa do Rei em 83 com o Barcelona, e campeão da Copa do Brasil de 97 com o Grêmio, são só algumas das conquistas que preenchem a extensa carreira de Evaristo, hoje com 86 anos de idade.

PUBLICIDADE

3 – GENINHO (71 ANOS) – AVAÍ 2019

Em abril de 2018, Geninho foi anunciado como novo treinador do Avaí, em sua segunda passagem pelo clube, e assim como na primeira passagem, em 2014, conquistou o acesso para a Série A. Aos 71 anos disputou o Brasileirão de 2019, mas não conseguiu evitar a dança das cadeiras dos treinadores, e acabou demitido em junho de 2019. Campeão brasileiro em 2001 com o Athletico, Geninho, hoje com 73 anos, é o atual treinador do Vitória.

4 – FELIPÃO (70 ANOS E 10 MESES) – PALMEIRAS 2018 e  2019

A presença de Luis Felipe Scolari na lista não se dá apenas pela sua presença no Brasileirão de 2019 aos 70 anos, mas também por Felipão ter se tornado o treinador mais velho a vencer um Brasileirão, aos 70 anos e 16 dias, em 2018, comandando o Palmeiras.

Felipão se consolidou como um dos treinadores mais vitoriosos do futebol brasileiro, e entre suas conquistas estão 2 títulos do Brasileirão, 4 Copas do Brasil, 2 Libertadores, 1 Copa das Confederações, e 1 Copa do Mundo. Atualmente, Felipão está sem clube, após ter sido demitido do Palmeiras em setembro de 2019.

5 – GIVANILDO OLIVEIRA (70 ANOS E 3 MESES) – AMÉRICA-MG 2018

Também na edição de 2018, o América Mineiro anunciou a contratação de Givanildo Oliveira, à época com 70 anos e 3 meses, e assumia o Coelho pela quinta vez na carreira.

PUBLICIDADE

Nesta passagem pelo América, “o Rei do Acesso”, como é chamado, ficou até maio de 2019, quando foi demitido. Givanildo possui a marca de treinador com mais títulos estaduais na carreira, com 18 títulos. Hoje com 71 anos, Givanildo está sem clube.

6 – ANTÔNIO LOPES (70 ANOS E 4 MESES) – ATHLETICO 2011

Em setembro de 2011, após demitir Renato Gaúcho, o Athletico anunciou a contratação de Antônio Lopes, então com 70 anos e 4 meses, com a missão de salvar o clube do rebaixamento. Após três meses, com batalha até a última partida, o Furacão foi rebaixado, e Antônio Lopes acabou demitido do clube.

Antônio Lopes acumulou títulos na carreira, entre eles os títulos do Brasileirão de 97, com o Vasco e de 2005, com o Corinthians, além da Copa do Brasil de 92 com o Internacional, e a Libertadores de 98, com o Vasco.

7 – PAULO CÉSAR CARPEGIANI (69 ANOS E 8 MESES) – VITÓRIA 2018

Também na edição de 2018, em agosto, o Vitória anunciou a contratação de Paulo César Carpegiani para o comando do Leão no restante da temporada, com a missão de salvar a equipe do rebaixamento. Três meses depois, Carpegiani foi demitido, após sequência de resultados.

PUBLICIDADE

Multicampeão como jogador e treinador, Carpegiani, hoje com 70 anos e 11 meses, atualmente está sem clube.

8 – OSWALDO DE OLIVEIRA (68 ANOS E 9 MESES) – FLUMINENSE 2019

No Brasileirão de 2019, o Fluminense vivia momento delicado, brigando para escapar da zona do rebaixamento, e no final de agosto do mesmo ano, contratou Oswaldo de Oliveira. A passagem pelo tricolor foi bastante rápida, porém marcada por atrito com Paulo Henrique Ganso, e em meio a maus resultados, Oswaldo foi demitido um mês depois.

Oswaldo, hoje com 69 anos, conquistou o Campeonato Brasileiro de 99, e o Mundial de Clubes da FIFA de 2000, ambos com o Corinthians, e em seguida teve seus êxitos e carreira sólida no Japão, onde é ídolo. Atualmente, Oswaldo está sem clube.

9 – NELSINHO BAPTISTA (67 ANOS E 9 MESES) – SPORT 2018

Anunciado no final de 2017, Nelsinho Baptista, então com 67 anos, voltava ao Sport após 10 anos, quando foi campeão da Copa do Brasil de 2008. A passagem durou apenas cinco meses, e logo no começo do Brasileirão de 2018, Nelsinho pediu demissão, e fez duras críticas à diretoria do clube, fato que acabou marcando sua segunda passagem pelo Leão da Ilha.

PUBLICIDADE

Campeão brasileiro de 1990 com o Corinthians, Nelsinho, hoje com 69 anos, é o atual treinador do Kashiwa Reysol, do Japão, onde é ídolo da torcida e acumula títulos.

10 – VANDERLEI LUXEMBURGO (67 ANOS E 6 MESES) – PALMEIRAS 2020

Em dezembro de 2019, após o final do Brasileirão daquele ano, o Palmeiras anunciou a contratação de Vanderlei Luxemburgo, que chega a sua quinta passagem no Verdão. Aos 67 anos, Luxemburgo é um dos treinadores mais vitoriosos do país, chegando a treinar a Seleção Brasileira e o Real Madrid. Nos últimos anos, não vem emplacando trabalhos sólidos, e ganha mais uma oportunidade com o Palmeiras, visando títulos para 2020.

LEIA MAIS:

Presidente do Santos não pensa em negociar Marinho e avisa: “Só sai por 15 milhões de euros”

Saviola lamenta não ter jogado no futebol brasileiro e revela que esteve perto de Santos e Inter

PUBLICIDADE
Better Collective