A França bateu a Eslovênia de virada. A Alemanha bateu a Bulgária com autoridade. Final definirá classificado para os Jogos de Tóquio
Resta apenas uma vaga olímpica para o vôlei masculino na Europa. Só duas seleções podem conquistá-la. Alemanha e França. Apenas uma delas vai estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio deste ano. As duas seleções venceram suas semifinais do torneio pré-olímpico europeu nesta quinta-feira (9). Dessa forma, as duas vão se enfrentar na grande final da competição já nesta sexta-feira (10). Como a Europa só tem direito a mais uma vaga olímpica, só o campeão garantirá seu lugar no Japão.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram
A França venceu a sua semifinal contra a Eslovênia de maneira emocionante. Em uma grande virada, os franceses viram os adversários abrirem 2 sets a 0 no placar. Naquele momento, o caminho entre Paris e Tóquio nunca pareceu tão distante. Mas a equipe azul buscou forças e reagiu. A equipe francesa ligou o alerta e atropelou a Eslovênia nos três últimos sets. Para se ter uma ideia, as três últimas parciais foram de 25-14, 25-21 e 15-9.
Embora comemorem a vaga na grande final, os franceses fizeram um torneio irregular como um todo. Logo depois de estrear com uma ótima vitória contra a Sérvia por 3 sets a 0, os franceses sofreram duas derrotas seguidas. A classificação veio porque as duas derrotas aconteceram pelo placar de 3 sets a 2. Dessa forma, a seleção conseguiu pontuar mesmo sem vencer.
França no Pré Olímpico
- 05/01 – França 3 x 0 Sérvia
- 06/01 – Bulgária 3 x 2 França
- 08/01 – França 2 x 3 Holanda
- 09/01 – Semifinal – Eslovênia 2 x 3 França
E a Alemanha?
O time alemão também fez uma campanha irregular. Vale lembrar que a equipe joga ao lado do torcedor. Isso porque o torneio está sendo realizado na cidade de Berlim. Nesta quinta-feira (9), a equipe venceu a Bulgária com propriedade pelo placar de 3 sets a 1. As parciais foram de 25-20, 25-23, 20-25 e 25-23.
Durante a campanha no Pré-Olímpico, os donos da casa venceram duas partidas e perderam uma. Se classificaram para a fase semifinal na segunda posição do grupo. Mas na hora da decisão, não tomou sustos e venceu a Bulgária. Dessa forma, a equipe está a uma partida de conseguir a tão sonhada vaga olímpica nos Jogos de Tóquio.
Caso a classificação venha, será apenas a terceira participação olímpica da história da Alemanha. A seleção esteve nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 e de Londres, em 2012. Para os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, a equipe não conseguiu a vaga. Ou seja, o jogo contra a França vale o retorno olímpico.
Alemanha no Pré-Olímpico
- 05/01 – Alemanha 3 x 0 República Tcheca
- 06/01 – Alemanha 3 x 0 Bélgica
- 08/01 – Eslovênia 3 x 2 Alemanha
- 09/01 – Semifinal – Bulgária 1 x 3 Alemanha
A final
França e Alemanha se enfrentarão portanto na grande final do torneio pré-olímpico europeu. O jogo que vai definir a vaga acontecerá nesta sexta-feira (10), às 16h10, pelo horário de Brasília.