Home Outros Esportes Fãs da NFL reclamam de escolha por Rams e Chargers para Hard Knocks

Fãs da NFL reclamam de escolha por Rams e Chargers para Hard Knocks

Edição 2020 do reality quer mostrar training camp duplo em Los Angeles, mas fãs questionam nova temporada com equipe de Jared Goff

Juliana Carvalho
Colaborador do Torcedores

A premiada série Hard Knocks deve inovar nesta temporada. Segundo relatos, o reality apresentará o período de treinos não de um, mas dos dois times de Los Angeles, Rams e Chargers.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

No ar desde 2001 e sucesso de crítica e audiência, o reality sobre os desafios do início de temporada da NFL nunca retratou mais de uma equipe por temporada. Segundo Adam Schefter, da ESPN americana, a ideia seria aproveitar o fato de que Rams e Chargers devem dividir o SoFi Stadium a partir de 2020.

Assim, a temporada dupla seria um desafio para “entender a (estrutura) criativa de uma série superdimensionada”, segundo fonte de Schefter. Nem todos, porém, estão felizes com a escolha – o que não é novidade. 

PUBLICIDADE

Hard Knocks 

O “melhor programa sobre futebol americano da história da televisão”, segundo o NFL.com, Hard Knocks (o nome significa “batidas duras”) é uma co-produção NFL Films/HBO. No Brasil, é exibida pela ESPN e está disponível no GamePass. Desde 2001, quando mostrou os Baltimore Ravens, a série acompanha um time durante o training camp, cobrindo semana a semana a preparação da equipe para a temporada que se inicia.

Com narração do ator Liev Schreiber, os cinco episódios vão ao ar ainda na pré-temporada, mostrando a vida pessoal e profissional de jogadores, treinadores e funcionários. Além disso, as linhas narrativas incluem família, briga por posição, brincadeiras internas e até trotes. O foco costuma ficar nos calouros e em sua adaptação à nova realidade profissional, especialmente na escolha principal da equipe no Draft. A produção mostra, também, jogadores não-draftados ou com jornadas de vida interessantes, sempre em busca da vaga no elenco final de 53 jogadores. 

Descontentes

Apesar do sucesso desde 2001, a escolha do time protagonista a cada ano sempre deixa descontentes por todos os lados. Afinal, alguns torcedores de times ainda não mostrados gostariam do olhar mais próximo aos bastidores de suas equipes favoritas. Para outros, porém – e para boa parte dos times – a produção e exibição antes da temporada são uma distração desnecessária. Assim, o argumento é que acaba-se dando dramaticidade exagerada a questões de pré-temporada que em outros times passarão despercebidas. Além disso, jogadores em geral parecem odiar a exposição. Ainda mais tendo em vista que muitos dos retratados na série acabam não chegando ao corte final do elenco.

O fato, porém, é que a NFL já deixou claro há anos que o Hard Knocks é um produto importante para a organização. A NFL Films, fundada em 1962, é a produtora de conteúdo mais premiada e estratégica do cenário esportivo global, e a parceria de sucesso com a HBO foi um marco para a liga. 

PUBLICIDADE

Conforme o NFL.com, “o alcance e o poder do programa são um ativo inestimável para o futebol profissional, independentemente de qualquer invasão de privacidade”. Mas se a participação na produção está longe de ser voluntária, há algumas regras – aprovadas pelos donos de equipes em 2013 – para a escolha dos participantes no projeto. Não ter chegado aos playoffs nas duas temporadas anteriores. Não ter um técnico em seu primeiro ano. Não ter participado da série nas últimas dez temporadas. Os times que se enquadram nesses critérios podem ser escolhidos a cada ano, e a escolha é pela melhor narrativa.

Sempre os Rams

https://gty.im/629857704

Os Chargers nunca estiveram em Hard Knocks. No caso dos Rams, porém, uma das reclamações que une fãs em geral é a história recente. Afinal, o time de Jared Goff foi, recentemente, tema não só do Hard Knocks, mas também do All Or Nothing. Ambas as séries documentaram a terrível temporada da volta a Los Angeles, em 2016, fim da era Jeff Fisher. Agora, como naquela época, porém, a escolha é pela narrativa. 

A NFL não escondia, em 2016, a expectativa pela volta dos Rams a Los Angeles após 50 anos. Por isso a dupla cobertura à época. Depois, a chegada também dos Chargers. Agora, com a inauguração do SoFi Stadium, a ideia é aproveitar a nova casa, no segundo maior mercado americano, para superar problemas de público e identidade dos times. Além disso, Los Angeles seguirá protagonista de outras iniciativas da NFL na próxima temporadas, já que o SoFi Stadium será a casa do Super Bowl LVI, em 2022.

PUBLICIDADE

https://gty.im/1177824727

Indefinição

A verdade, porém, é que no cenário atual da pandemia do coronavírus, a edição dupla de Hard Knocks pode não acontecer. O anúncio da escolha por Rams e Chargers estava programado para ser realizado na reunião anual da NFL da semana passada, cancelada por causa da pandemia. A NFL Films segue com o planejamento, mesmo sem a certeza de que teremos training camps em breve.

Por outro lado, o prazo de entrega da obra completa do SoFi Stadium também está ameaçado, segundo o COO dos Rams Kevin Demoff. O prazo já estava apertado antes da pandemia. Caso a construção seja interrompida, os times terão que encontrar alternativas para a temporada 2020. A própria temporada, porém, está indefinida. Nesta quinta (08), autoridades da Califórnia estimaram que os esportes no estado não devem retornar antes do feriado de Ação de Graças, em novembro.

Assim, é possível que tenhamos um novo 2011 para o Hard Knocks. Naquele ano, a greve de jogadores transformou a 11a temporada da série em um compilado do melhor da década. 

PUBLICIDADE

Assista

Enquanto isso, vale assistir às temporadas de Hard Knocks no GamePass, que está aberto e gratuito durante a pandemia. A temporada mais recente acompanhou o último training camp dos Raiders em Oakland, e tem várias linhas narrativas interessantes. Na mais bizarra delas, aliás, vemos o começo do declínio de Antonio Brown, recém-chegado dos Steelers e a cada episódio com novas polêmicas antes mesmo de entrar em campo. 

O formato também foi desdobrado para o All Or Nothing, da Amazon. Sempre em oito episódios narrados por Jon Hamm, cada temporada segue um time por todo o ano, do training camp ao fim da linha no ano. Embora o formato narrativo das séries seja parecido, a da Amazon acaba nos aproximando mais dos titulares das equipes. Também é fascinante acompanhar o arco narrativo – esportivo e humano – que leva os times do céu ao inferno, e vice-versa.

Dica: comece pela primeira temporada, o 2015 dos Cardinals. É uma das mais espontâneas da série e tem como ponto alto o técnico Bruce Arians. Um apaixonado por futebol carismático e grande contador de histórias, você vai entender por que Tom Brady quis trabalhar com ele. 

https://gty.im/884965518

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Bill Belichick é indicado ao Emmy por participação no NFL 100; veja a lista
Patriots divulgam mensagem de Bill Belichick sobre coronavírus
NFL mira público infantojuvenil e terá jogo dos playoffs na Nickelodeon
Os bastidores da negociação de Tom Brady com o Tampa Bay Buccaneers
15 dicas de conteúdo sobre esportes americanos no WatchESPN
Cam Newton está disposto a esperar o Draft para definir futuro na NFL
Ranking: os melhores quarterbacks da temporada 2020 da NFL

 

PUBLICIDADE