Análises laboratoriais revelam excesso de sódio em mais de 90% dos suplementos de Whey Protein

Análises laboratoriais revelam excesso de sódio em whey protein

O Whey Protein pode ser mais saudável do que outras formas de proteína. Os benefícios do soro são devidos à própria proteína, auxiliando no ganho de massa muscular, saciedade e perda de peso. Entretanto, análises laboratoriais realizadas pela Labdoor indicam que mais de 90% dos suplementos de proteína apresentam níveis excessivos de sódio.

Você nunca se perguntou como o Whey Protein pode ser muitas vezes tão saboroso e cremoso e ao mesmo tempo “saudável”? Análises laboratoriais do suplemento indicam que uma das estratégias dos fabricantes é a utilização de sódio como uma forma barata de melhorar o sabor e a textura do suplemento, sem adicionar mais açúcar ou calorias.

Leia também: A diferença entre os tipos de whey protein de acordo com a ciência

Entre os 77 suplementos de proteína que passaram por análises laboratoriais feitas pela Labdoor, 70 continham maior quantidade de sódio do que o informado nos dados nutricionais. Em média, as 50 proteínas em pó e bebidas avaliadas excederam estas informações em 91,7%, o que é extremamente preocupante e vai além dos níveis aceitáveis de variação produtiva dos suplementos.

O sódio em excesso pode causar também retenção líquida corporal, o que pode enganar o consumidor pensando que é ganho de massa muscular. Ou ainda, o excesso de sódio pode contribuir para a tese de que Whey Protein engorda.

Neil Thanedar, CEO da Labdoor comentou o resultado das análises laboratoriais: “Muitos dos benefícios positivos da suplementação de proteína, incluindo o ganho muscular, supressão do apetite e perda de peso, são suportados por evidências científicas significativas. No entanto, sem uma compreensão exata do conteúdo real de seus suplementos de proteína, muitos consumidores são obrigados a arriscar a saúde em produtos desonestos”.

Para quem treina, o sódio é essencial para a troca de nutrientes e para o processo de contração muscular, entretanto, em excesso ele prejudica a função renal, pode causar problemas cardíacos, além de promover o desequilíbrio hídrico do organismo.

É preocupante a divergência significativa entre o real e o relatado nas embalagens dos produtos. Se você consome Whey Protein, é muito importante assegurar a procedência e confiabilidade da marca que produz este suplemento. Veja algumas marcas analisadas na matéria completa no site da Labdoor: Excesso de sódio no Whey Protein.



Especializada em testes laboratoriais de vitaminas e suplementos alimentares, a Labdoor é uma empresa independente com sede nos EUA, onde são avaliadas e divulgadas informações sobre toda a suplementação testada. O resultado das análises laboratoriais formam rankings de suplementos que ajudam os consumidores na hora de escolher o melhor suplemento para seus objetivos.