Retrospectiva: veja como ficou o quadro de medalhas dos Jogos Rio 2016

Foto: Reprodução/Facebook Rio 2016
Foto: Reprodução/Facebook Rio 2016

Os Jogos Rio 2016 trouxeram muitas emoções, quebra de recordes e revelações de atletas ao longo dos seus 17 dias de duração, entre 05 e 21 de agosto. No quadro de medalhas, os Estados Unidos novamente encerrou as Olimpíadas na primeira colocação, com 46 medalhas de ouro, 37 de prata e 38 de bronze; 121 no total.

Já o Brasil fez sua melhor participação na história dos Jogos Olímpicos, ao conquistar 19 medalhas: sete ouros, seis pratas e seis bronzes. Com a soma, o time brasileiro alcançou a 13ª colocação no quadro geral, um pouco abaixo da meta estipulada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), que pretendia garantir um lugar entre as dez primeiras colocações.

LEIA MAIS:
COM UM TOTAL DE 28 MEDALHAS OLÍMPICAS, RELEMBRE O ANO DE MICHAEL PHELPS
RELEMBRE O OURO INÉDITO DO FUTEBOL MASCULINO NO JOGOS DO RIO 2016

RETROSPECTIVA: RELEMBRE TODAS AS MEDALHAS DO BRASIL NO RIO 2016
RELEMBRE O ANO DE THIAGO BRAZ, CAMPEÃO OLÍMPICO NO SALTO COM VARA

Algumas medalhas conquistadas para o nosso país vieram com um sabor diferente, como o ouro inédito no futebol masculino ou o de Rafaela Silva no judô, que sofreu racismo e recebeu várias críticas ao ser derrotada na última Olimpíada. Até mesmo a medalha de prata vencida por Diego Hypolito no solo da ginástica artística, que foi um alívio para o atleta, após duas quedas nas Olimpíadas de Pequim (2008) e Londres (2012), que o deixaram sem chances nenhuma de pódio.

O que dizer então de Isaquias Queiroz? O jovem do interior da Bahia era um forte candidato a levar o ouro na canoagem. A dourada não veio, no entanto ele fechou sua participação com três medalhas no peito, duas de prata e uma de bronze, se tornando o atleta brasileiro a conquistar mais medalhas em uma única edição olímpica.

Outro que fez história na Rio 2016 foi o nadador Michael Phelps, que conseguiu mais seis medalhas e se consolidou como o maior medalhista olímpico de todos os tempos, com uma soma de 28 pódios.

E para recordar um pouco como se encerrou toda a competição, relembre como ficou o quadro de medalhas das Olimpíadas do Rio.

QUADRO DE MEDALHAS

med 1
med 2

med 3

med 4

med 5

med 6

Reprodução/Olimpíadas Uol
Reprodução/Olimpíadas Uol



Paulistano, 20 anos. Estudante de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.