‘Pacotão’ de saída: saiba como está o Mercado da Bola do Palmeiras

Willian no Palmeiras
Arte: Matheus Martins Fontes/Torcedores.com

Assim como já é tradição desde 2015, o Palmeiras segue se destacando entre os clubes do país quando o assunto tratado é Mercado da Bola. Atual campeão brasileiro, o Verdão segue reforçando seu elenco para chegar ainda mais forte em 2017, visando a conquista da Copa Libertadores da América.

Até agora, o clube já realizou oito contratações, sendo as mais importantes, e com moral com os torcedores, a do volante Felipe Melo e a do meio campo venezuelano Alejandro Guerra e a mais recente a do atacante Willian Bigode. No entanto, uma pergunta ainda é frequente no dia-a-dia do palmeirense: Quem vai substituir Gabriel Jesus?

LEIA MAIS:

MICHEL BASTOS ASSINA CONTRATO E FAZ PEDIDO À TORCIDA; ASSISTA

CONFIRA TODOS OS CLASSIFICADOS DA SEGUNDA FASE DA COPA SÃO PAULO 2017

CONFIRA TODOS OS JOGOS DA TERCEIRA FASE DA COPA SÃO PAULO 2017

Para te deixar bem informado com todas as movimentações do Palmeiras nesta época de muitos rumores espalhados pela imprensa, o Torcedores.com traz um resumo completo com tudo que realmente é notícia no ‘mercado palmeirense’.

Já chegaram

Sete jogadores já assinaram contratos com o Palmeiras e vão defender o clube em 2017. Os primeiros a chegar foram os meias Hyoran, ex- Chapecoense e Raphael Veiga, ex- Coritiba, e o atacante Keno, ex- Santa Cruz.

Completam a lista de reforços que o técnico Eduardo Baptista já recebeu: o zagueiro Antônio Carlos, ex- Ponte Preta, o volante Felipe Melo, ex- Internazionale de Milão, e os meias Michel Bastos, ex- São Paulo e Alejandro Guerra, eleito melhor jogador da última Copa Libertadores da América com a camisa do Atlético Nacional.

Outro reforço já confirmado neste ano é o jovem atacante Yan, da base do Vitória, que chegou em decorrência da negociação envolvendo Cleiton Xavier.

Troca confirmada de jogadores

Depois de uma pequena novela, chegou ao final uma troca de jogadores entre Palmeiras e Cruzeiro. Com o acerto entre os clubes, ficou definido que o atacante Willian Bigode vai defender o alviverde por empréstimo até o final de 2017 e que o meia Robinho vai permanecer na Raposa, também por empréstimo até o fim deste ano, ambos com possibilidade de prorrogação de contratos por mais duas temporadas.

Mesmo deixado de fora da troca, o lateral direito Fabiano vai continuar no Verdão. Para ficar com o jogador o Palmeiras adquiriu os 40% dos direitos econômicos do atleta que pertenciam ao Cruzeiro. Por outro lado, o lateral-esquerdo Fabrício vai voltar para a Toca da Raposa.

Negócios complicados

A vaga de substituto de Gabriel Jesus ainda está em aberta no Palmeiras. Os principais nomes que surgiram como alvos do clube foram o colombiano Miguel Borja e o argentino Lucas Pratto. No entanto, o valor de ambos pode acabar com as esperanças alviverdes.

Na noite da última terça-feira, dia 10, o diretor de futebol, Alexandre Mattos, praticamente descartou as contratações e afirmou que o Verdão, em nenhum momento, iniciou conversas com Atlético Mineiro e Atlético Nacional.

O fato que pode mudar o andamento dos negócios é a renovação do Palmeiras com a sua principal patrocinadora, a Crefisa. O acordo, que está próximo de ser concretizado e anunciado, deve dar força financeira ao clube.

Vale lembrar que, em 2014, a Crefisa bancou a contratação do paraguaio Lucas Barrios e até hoje paga os salários do jogador, que é de aproximadamente R$ 1 milhão.

‘Pacotão’ de saída

A reapresentação do elenco para a temporada de 2017, que aconteceu na última terça-feira, não contou com os jogadores que não devem ser utilizados e já foram liberados para procurarem outros clubes.

O goleiro Vagner vai atuar no Mirassol durante o Campeonato Paulista; o volante Matheus Sales já acertou sua transferência para o Bahia, clube que também deve ser o destino do meia argentino Allione; o também meio-campo Cleiton Xavier foi apresentado na tarde de ontem, 10, no Vitória; e o atacante Leandro Pereira está praticamente fechado com o Sport. O lateral João Pedro é o jogador que está com a sua situação mais indefinida, podendo se transferir para um time europeu ou ir para a Chapecoense.

Arouca, que, diferente dos demais, se reapresentou na Academia de Futebol, pode ser outro a deixar o clube. Além do fato de ter passado 2016 ‘esquecido’ no Palmeiras, a posição de volante conta com vários jogadores. O Atlético-MG surgiu, há algumas semanas, como interessado no atleta de 30 anos.

Nem voltaram e já saíram

Alguns atletas que retornariam de empréstimo ao Palmeiras, já estão acertados com outros times.

O goleiro Raphael Alemão foi para o Cianorte; na lateral, Victor Luis vai permanecer no Botafogo, Léo Cunha vai jogar no Boa Vista e Lucas já foi anunciado pelo Fluminense; o volante Amaral acertou com a Chapecoense; e os atacantes Vinícius e Leandro se transferiram para fora do Brasil, sendo que o primeiro foi para o futebol turco e o ex- jogador do Coritiba para o Japão.

O zagueiro Nathan, que esteve no Criciúma em 2016, é outro que deve ter como destino a Chapecoense.