Torcedores.com Vozes da Marca

Como é a proteção da torcida no estádio mais gelado da NFL? Veja como o Lambeau Field é aquecido

Inverno nos Estados Unidos costuma castigar bastante diversas regiões. E a NFL também sofre com os efeitos do frio. Não é raro ver estádios cobertos de neve a partir do final de novembro, quando o gelo bate de verdade. Um dos mais gelados é o Lambeau Field, casa do Green Bay Packers.

Localizada no estado de Wisconsin, Green Bay é uma cidade que convive com a neve nesta época do ano. Descoberto, o estádio protagoniza cenas que podem aterrorizar o fã do verão. Prova disso aconteceu no último domingo, durante a vitória dos Packers sobre o New York Giants. A partida aconteceu com o termômetro marcando -3º C e a ameaça de muita neve.

Então, como é que o estádio fica lotado mesmo assim? Como é feita a proteção aos torcedores? A resposta está no sistema de aquecimento, que protege os jogadores e torcida.

O solo é aquecido desde 1967, quando o treinador Vince Lombardi, que dá nome ao troféu de campeão da NFL, supervisionou a instalação de bobinas elétricas que vão de um lado para o outro formando um cobertor subterrâneo. O objetivo era evitar escorregões dos jogadores com o gelo.

Só que temperaturas muito abaixo de zero eram prejudiciais para o estado do gramado. Em 67, os Packers enfrentaram os Cowboys no que ficou conhecido como Ice Bowl de tão liso e rígido que a grama ficou.

Tudo mudou até 1997, quando as bobinas foram trocadas por um sistema de tubulações preenchidas com uma solução anti-congelante. Se a temperatura estiver em -6ºC, o solo vai para 3 graus. O número é suficiente.

Hoje, o sistema de proteção o gramado é ainda mais moderno. Em 2010, a empresa holandesa SLG, que cuida de diversos campos de futebol na Europa, instalou no local algumas lâmpadas móveis que são capazes de iluminar partes do gramado que recebem pouca ou nenhuma luz natural. O sucesso fez com que os Packers investissem ainda mais na tecnologia, capaz de deixar o campo completamente verde e em condições mesmo nas nevascas.

O equipamento de iluminação é construído a partir de uma grade de metal retrátil, que conta com centenas de lâmpadas de 1000 watts. E, quando combinado com o aquecimento subterrâneo, o sistema de iluminação SGL é ainda mais eficaz.

Assim, se você estiver em dúvidas sobre ir ou não ao Lambeau Field no inverno, saiba que é um dos locais mais quentes da cidade, mesmo sem cobertura.

Gillette líder mundial em lâminas de barbear acaba de trazer ao Brasil o novo Gillette Fusion ProShield com lubrificação antes e depois das lâminas para um barbear incrivelmente confortável e protegido. Na NFL, proteção é tudo, no seu barbear também.