Bernardinho ganhou quase tudo em apenas quatro anos

Foto: Divulgação CBV

Técnico brasileiro não conquistou apenas dois torneios durante os seus quatro primeiros anos de comando na seleção brasileira.

Quando Bernardinho assumiu a Seleção masculina, em 2001, o brasil pretendia fazer um ciclo de recuperação após o fracasso nos Jogos  Olímpicos de Sydney, quando não ganhou uma medalha de ouro sequer e ainda tiveram outras decepções, casos do Guga no tênis e da Seleção de Futebol. Contudo, Bernardinho esqueceu os fracassos anteriores e montou o que alguns chamam de “última revolução tática no vôlei” , e levando o Brasil a diversos títulos.

Já em 2001, essas mudanças apareceram. Com o time formado por nomes conhecidos como Giovani e Maurício, além de nomes novos como Gustavo e Giba, a seleção ganhou a Liga Mundial. título que não ganhava desde 1993, ao derrotar a Itália por 3 sets a zero.No mesmo ano, levou a Copa América e foi vice na Copa dos Campeões, perdendo a final para Cuba. Curiosamente, esse título foi o último de importância ganho pelos cubanos.

Em 2002, uma decepção. Em plena Belo Horizonte, num dos maiores ginásios cobertos do mundo, o Brasil perdeu a final da Liga Mundial para a Rússia por 3 sets a 1, mas se recuperou a tempo de jogar o Campeonato Mundial, o torneio mais importante do vôlei depois dos Jogos Olímpicos, e que naquele ano iria ser disputado na Argentina, eterna rival do Brasil.  Mas a rivalidade dos brasileiros era contra a Rússia, que enfrentou na final. Após um jogo emocionante, o Brasil ganhou por 3 sets a 2 (23-25, 27-25, 25-20, 25-23 e 15-13)

Em 2003, contra a `Servia e Montenegro, veio mais um título da Liga Mundial. Alem disso ,ganhou a Copa do Mundo de vólei (não confundir com o Campeonato Mundial) Contudo veio a decepção nos Jogos Pan-Americanos, quando levaram apenas a medalha de bronze.

Em 2004, mais uma Liga Mundial, derrotando a Itália na final por 3 a 1.Contudo, a maior conquista veio em agosto, nos Jogos Olímpicos. Comandando aquele timaço, venceu a mesma Itália por 3 a 1, garantindo a quarta medalha de ouro para o Brasil naquela Olimpíada, fehcnado aquele ciclo vitorioso

A Copa dos Campeões e o Pan foram conquistados no ciclo seguintes, garantindo que a Seleção tivesse todos os título que o vôlei oferecia.