Al-Attiyah vence primeira especial do Rally Dakar

Foto: Red Bull Content Pool
Foto: Red Bull Content Pool

O Rally Dakar teve nesta segunda-feira (2) o início de sua edição de 2017 com a realização da especial entre as cidades de Assunção, no Paraguai, e Resistencia, na Argentina. A caravana do maior rali do mundo, composta por carros, motos, quadriciclos, caminhões e UTVs, percorreu 454 quilômetros, sendo que apenas 39 deles foram cronometrados.

Nasser Al-Attiyah resistiu até a um princípio de incêndio em seu Toyota para vencer o estágio na categoria carros. O qatari completou o trecho em 25min41s, deixando Xavi Pons na segunda colocação com um Ford, e Nani Roma, com outro Toyota, em terceiro. Sylvio de Barros, que corre com um Mini, completou a especial na 21ª colocação.

Nas motos, Juan Pedrero García herdou a vitória após Xavier de Soultrait ser punido com o acréscimo de um minuto ao tempo final por não respeitar uma zona de radar. Ricky Brabec foi o segundo, seguido por Paulo Gonçalves. Os brasileiros não foram bem: Ricardo Martins foi o 54º, Gregório Caselani o 65º, e Richard Fliter o 74º.

Um dos destaques do Dakar do ano passado, o brasileiro Marcelo Medeiros garantiu a vitória na especial dos quadriciclos. O maranhense completou o trecho em 32min53s, superando em 1min02s o argentino Gastón González. Nelson Sanabria, piloto do Paraguai, completou o grupo dos três primeiros desta categoria.

Nos caminhões, Martin Kolomy quebrou o favoritismo dos pilotos da Kamaz e da Iveco, e à bordo de um caminhão Tatra, garantiu a vitória no trecho. O tcheco completou o percurso em 30min00s. Ton Van Genugten, holandês que defende a Iveco, foi o segundo colocado, seguido por Martin van der Brink, outro holandês, este piloto de um Renault.

Nos UTVs, categoria que integra o Dakar pela primeira vez, a vitória no estágio ficou com o russo Maganov Ravll, que completou o percurso em 34min32s. Santiago Navarro ficou com a segunda colocação, enquanto o brasileiro Leandro Torres completou o grupo dos três primeiros.

O Dakar prossegue nesta terça-feira (3) com a realização da segunda etapa. Pilotos de carros, motos UTVs e quadriciclos terão um percurso de 803 km, sendo 275 deles cronometrados. Os caminhões cumprirão um percurso ligeiramente maior, com 812 km totais e 284 km de especial.

Foto: Red Bull Content Pool



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.