No dia 20 de novembro, relembre 20 atletas negros que fizeram história

Acervo Pelé - Divulgação

O dia 20 de novembro é a data em que se relembra a morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência à escravidão, o Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado. E nada melhor que relembrar aqueles, que um dia romperam barreiras, superaram preconceitos e se tornaram grandes nomes em seus respectivos esportes.

Muitos destes nomes são referências. Eles mostram que a igualdade no esporte está cada vez mais presente, e muitos destes despontaram como melhores da história em suas respectivas modalidades.

Relembre neste dia 20 de novembro, 20 atletas negros que fizeram história no esporte:

1 – Pelé

Como não citar o Rei do Futebol? Considerado o maior jogador da história, Pelé participou de 4 Copas do Mundo, e venceu 3, algo jamais repetido. São diversos títulos pelo Santos, sendo 6 Campeonatos Brasileiros, 2 Mundiais e duas Libertadores. Marcou mais de 1200 gols e parou duas guerras na África. É o grande nome da história do futebol.

2 – Michael Jordan

Se citamos o melhor do futebol, citaremos também o maior jogador de basquete. Michael Jordan era dono de uma habilidade inigualável, uma precisão fora de série e uma inteligência acima da média. Atacava e defendia bem. Fez parte do Dream Team de 1992, o histórico time americano, sendo o principal líder daquela equipe.

Pelo Chicago Bulls marcou época, com 6 títulos da NBA, sendo nas 6 finais o MVP. Conquistou também 5 títulos de MVP da temporada regular e foi o calouro do ano em 1985.

Michael Jordan tem suas superstições bizarras
Reprodução/Site oficial da NBA

 

3 – Usain Bolt

Grande nome do atletismo, Bolt foi simplesmente perfeito em suas participações em Jogos Olímpicos Em 3 participações, 9 medalhas de ouro em 9 competições. Detém o recorde dos 100 metros rasos, com a absurda marca de 9’58.

Além disso são 13 medalhas em Campeonatos Mundiais, sendo 11 de ouro e duas de prata.

Getty Images/Ian Walton
Getty Images/Ian Walton

 

4 – Lewis Hamilton

Primeiro negro campeão da Fórmula 1, Hamilton não só conquistou um, como na verdade, conquistou 3 Campeonatos Mundiais, e é um dos maiores da história. Fã de Ayrton Senna, é tido como o melhor piloto do atual grid da F1.

Detém a segunda posição em número de vitórias na história com 52, atrás apenas de Michael Schumacher. Em poles é o terceiro, com 60, atrás de Senna e Schumacher.

Twitter oficial de Lewis Hamilton
Twitter oficial de Lewis Hamilton

 

5 – Jesse Owens

O americano chocou o mundo com seu rendimento nas Olimpíadas de 1936, no auge do Nazismo, calou Hitler, e levou pra casa 4 medalhas de ouro em 4 participações. A imagem do ex-atleta calando o líder nazista roda o mundo até os dias de hoje.

Olimpíadas
Getty Imagens

 

6 – Muhammad Ali

O ex-boxeador é considerado por muitos o maior da história, com seu jeito irreverente, polêmico e extremamente eficaz nos ringues. Proporcionava grandes shows para aqueles que prestigiavam e por diversas vezes foi o campeão mundial.

Em 1999 foi considerado o desportista do século, pela revista Sports Illustrated.

Muhammad Ali
Reprodução/Facebook oficial de Muhammad Ali

 

7 – Arthur Ashe

O ex-tenista foi o primeiro negro a conquistar um Grand Slam, em 1968, quando inclusive, se tornou o número 1. No total foram 3 Slams. Foi um dos responsáveis pela criação da atual ATP.

Getty Images
Getty Images

 

8 – Tiger Woods

Tidos como ums dos grandes nomes da história do golf, Tiger Woods conquistou 14 majors em um período de 8 anos, sendo o principal nome da categoria e o atleta mais bem pago por anos em sequência.

Getty Images
Getty Images

 

9 – George Weah

Um dos melhores jogadores dos anos 90, Weah foi ídolo no Milan e marcou época no futebol quando foi eleito o melhor do mundo em 1995, sendo o primeiro e único africano a conquistar tal feito.

Getty Images
Getty Images

 

10 – Romário

O Baixinho foi o primeiro negro da história a ser eleito o melhor do mundo da FIFA em 1994, sendo também o principal nome da conquista do Brasil na Copa do Mundo dos Estados Unidos.

Flamengo
Facebook Oficial do Romário

 

11 – Eusébio

O Pantera Negra marcou época por ser o primeiro negro detentor da bola de ouro da France Football em 1965. Além disso, ajudou o Benfica a levantar suas duas taças de campeão da Liga dos Campeões.

Por Portugal, ajudou a seleção a disputar seu primeiro mundial, sendo o 3º colocado com Eusébio artilheiro disparado da Copa, com 9 gols.

Copa
Reprodução/Fifa

 

12 – Simone Biles

Atleta do momento, Biles conquistou 5 medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio, sendo 4 ouro e 1 bronze. Tem apenas 19 anos e pode escrever ainda mais capítulos de sua história no esporte.

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

 

14 – Serena Williams

Talvez a maior jogadora de tênis da história, Serena levantou 22 títulos de Grand Slams, conta com 4 ouros olímpicos, mais de 80 milhões de dólares em premiações e já foi número 1 do mundo tanto no simples, quanto em duplas.

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

 

15 – Venus Williams

Irmã de Serena, Venus coleciona 9 Grand Slams na careira, além de 5 medalhas olímpicas, com 4 ouros e uma prata.

tenistas
Getty Images

 

16 – Leônidas da Silva

Melhor jogador do Brasil nas décadas de 30 e 40, o Diamante Negro inventou o chute de bicicleta e foi artilheiro da Copa do Mundo em 1938, ajudando o país na melhor campanha até então, o 3º lugar.

Arquivo Histórico do São Paulo FC
Arquivo Histórico do São Paulo FC

 

17 – Magic Johnson

Um dos grandes do basquete, membro do Dream Team de 1992, Magic fez toda carreira nos Lakers, conquistou 5 títulos da NBA, 3 MVP das finais e 3 MVP da temporada regular.

Getty Images
Getty Images

 

18 – Carlos Alberto Torres

O Capita foi o primeiro negro a levantar uma taça de Copa do Mundo, como capitão de sua seleção. Ficou marcado pra sempre na memórias de todos os brasileiros que acompanham futebol.

Relembre a passagem da carreira de Carlos Alberto Torres no Santos
Reprodução/ Facebook oficial do Carlos Alberto Torres

 

19 – Teddy Rinner

Eis um nome que ninguém pode contestar. O francês de “apenas” 27 anos acumula 2 ouros olímpicos e 9 ouros em mundiais. Acumula apenas 8 derrotas em toda sua carreira, e não é derrotado desde 2010.

Getty Images
Getty Images

 

20 – Mireya Luis

Para muitos a maior jogadora da história do voleibol. Mireya acumula 3 ouros olímpicos, 2 Campeonatos Mundiais, 4 Copas do Mundo e o sentimento de ser o terror das brasileiras nos anos 90.

Getty Images
Getty Images