Simon Pagenaud é campeão da Fórmula Indy

Foto: Chris Jones / Indy Car

O francês Simon Pagenaud conquistou neste domingo o título da temporada de 2016 da Fórmula Indy. Após uma corrida tranquila em Sonoma, onde o piloto da Penske, que largou na pole, segurou as investidas de Helio Castroneves e Graham Rahal e contou com a sorte, quando o carro de Will Power apresentou problemas o que fez o australiano sair da disputa. Ao todo, Pagenud conquistou cinco vitórias e sete poles nesta temporada totalizando 659 pontos. Essa foi a primeira conquista do piloto do carro #22

Entorpecido com a conquista, Pagenaud agradeceu a toda a equipe pela conquista. “Minha carreira toda se resumiu a tentar estar neste momento. Meu objetivo sempre foi chegar aqui e ser campeão. Conseguir render tudo o que posso sob tanta pressão é muito bom”. “É uma sensação incrível. Sou eu campeão, mas também o meu time todo, preciso agradecer a todos que estiveram comigo, da equipe, da Chevrolet. Meu carro era incrível, meu motor era incrível. Estou muito orgulhoso por tudo”, concluiu.

A corrida em Sonoma teve uma largada limpa, com os quatro ponteiros, companheiros de Penske, tomando cuidado para não se tocarem. Na parte intermediária do pelotão que acabou ficando para trás foi Tony Kanaan que acabou vendo a sua Ganassi apagar após o baiano frear para não bater em Aleshin que rodou na sua frente.

LEIA TAMBÉM:FORA DA ZONA DE PONTUAÇÃO, MASSA AFIRMA QUE FOI UMA CORRIDA DIFÍCIL

As voltas foram se passando e a vantagem do francês só se fazia aumentar. Foi na 36° volta que o carro #12 de Power apresentou problemas de câmbio, desta forma, a disputa do título estava definida. O francês seguiu na pista com um bom desempenho e economizando combustível, Power foi para os pits e voltou oito voltas mais tarde.

Nem mesmo a pressão de Rahal nas últimas voltas fez Pagenud perder a paciência que vinha imprimindo desde o inicio da disputa. No final Pagenaud venceu, Rahal em segundo, Montoya em terceiro no que pode ter sido sua última corrida na equipe Penske. Castroneves que chegou a liderar a disputa acabou na sétima colocação, pois em uma estratégia diferente foi obrigado a fazer uma parada a mais e acabou encaixotado atrás de Newgarden. Tony Kanaan terminou a disputa em 13° lugar, sua posição de largada.

Pagenaud somou 659 pontos, Will Power que terminou a corrida em 20° lugar, somou 532 pontos e ficou com o vice campeonato e Helio Castroneves terminou o campeonato em terceiro com 504 pontos. Tony Kanaan ficou com o sétimo lugar com 461 pontos.

Os carros da Indy entram de férias, mas é agora que começa a dança das cadeiras na categoria e pelo que se ouve falar, mudanças significavas acontecerão para 2017.