Rugby: Confira os principais jogos da 6ª rodada do Top 14

O Clermont (de uniforme amarelo) terá que enfrentar o Toulon para se manter na liderança. (Foto: Divulgação/Facebook Oficial do Top 14)
O Clermont (de uniforme amarelo) terá que enfrentar o Toulon para se manter na liderança. (Foto: Divulgação/Facebook Oficial do Top 14)

 

Neste fim de semana, serão disputados os jogos da 6ª rodada do Top 14. Último time invicto do campeonato, o líder Clermont terá um jogo duríssimo contra o Toulon. O vice-líder La Rochelle receberá o lanterna Bayonne para tentar voltar ao topo da tabela. Outro destaque da rodada, que começa no sábado, será o clássico entre Stade Toulousain e Stade Français. Confira agora os prognósticos para os principais jogos da 6ª rodada do Top 14.

LEIA MAIS
Racing vence o Toulon e é campeão do Top 14
Jogador de rugby ganha apelido de Luis Suarez após morder adversário
 

Castres x Racing 92

Após belas vitórias na última rodada, Castres e Racing 92 entrarão em campo no sábado com o mesmo objetivo: tentar se aproximar dos líderes do campeonato. Apesar de jogar fora de casa, o Racing é o favorito para sair de campo com a vitória, pois contarão com os seus principais jogadores. A exceção é o centro Henry Chavancy que, lesionado, será substituído por Anthony Tuitavake.
Mesmo com o ligeiro favoritismo dos atuais campeões do Top 14, o Castres quer repetir o bom desempenho mostrado no jogo pelo Grenoble, no qual conseguiram marcar 7 trys. Os destaques do time que enfrentará o Racing são o centro Robert Ebersohn e o scrum-half Rory Kockott, ambos nascidos na África do Sul.

 

Toulouse x Stade Français

Após três derrotas consecutivas, o Toulouse encontra-se em uma situação complicada. Dependendo dos resultados das partidas de Bordeaux, Grenoble e Bayonne, os rubro-negros, que são os recordistas de títulos no Campeonato Francês de rugby, poderão terminar a rodada na zona de rebaixamento. Para evitar tal situação, o Toulouse terá que vencer o clássico contra o Stade Français no sábado.

Além de ter que triunfar sobre o seu rival histórico, o Stade Toulousain terá que enfrentar outro obstáculo: a baixa efetividade do ataque que, em 5 cinco partidas disputadas, marcou apenas 6 trys. Para tentar acabar com a escassez de trys, o treinador da equipe, Ugo Mola, colocará em campo o centro Gael Fickou, o ponta Yoann Huget e o fullback Maxime Medard.

Apesar de estar em uma posição melhor na tabela do que o seu adversário, o Stade Français também quer voltar a vencer, pois, na última rodada, a equipe parisiense perdeu de 23 a 6 para o Pau. No entanto, a equipe comandada por Gonzalo Quesada entrará em campo totalmente desfigurada, pois terá 12 desfalques. A boa notícia é a volta do capitão Sérgio Parisse, que estava afastado em virtude de uma lesão nas costas.

 

Toulon x Clermont

Último time invicto no Top 14, o Clermont terá que defender a sua posição de líder do campeonato contra um dos seus maiores rivais nos últimos tempos: o Toulon. Os dois times se enfrentaram em duas finais de Campeonato Europeu (2013 e 2015), com vitória do rubro-negro do sul da França. Apesar disso, o favorito para o jogo de domingo é o Clermont que tem se destacado nessa temporada pela intensidade do seu sistema ofensivo. Nos dois últimos jogos, os comandados de Frank Azema conseguiram triunfos em que marcaram mais de 30 pontos.

Com 3 derrotas em 5 jogos, o Toulon tentará usar a força que tem jogando dentro de casa para engrenar de vez no campeonato. No entanto, Diego Dominguez terá alguns problemas para escalar a equipe que entrará em campo contra o Clermont. Os centros Ma’a Nonu e Mathieu Bastareaud estão vetados para o jogo de domingo. Em seus lugares, devem entrar Maxime Mermoz e James O’Connor.

 

La Rochelle x Bayonne

Após ser derrotado pelo Brive em uma partida emocionante, o La Rochelle receberá o vice-lanterna Bayonne para tentar se manter na briga pela liderança do Top 14. Para esse confronto, os treinadores Patrice Collazo e Xavier Garbajosa escalaram o pilar Uini Atonio para dar mais força ao pack de forwards. No ataque, o destaque é o abertura australiano Brock James, que foi um dos melhores jogadores do jogo contra o Brive na semana passada.

Promovido a primeira divisão por ter ficado na segunda colocação na temporada 2015/2016, o Bayonne terá que vencer se quiser sair da zona de rebaixamento. Para o jogo de sábado, o treinador Simone Santa Maria fez oito alterações em relação a equipe que foi derrotada pelo Montpellier. Entre as modificações realizadas estão as entradas do ponta Poki, do asa Marmouyet e do pilar Khinchagishvili, que substituirão, respectivamente, Martial, Chouzenoux e Cittadini.

 

Outros jogos da 6ª rodada do Top 14

Bordeaux-Bègles x Lyon
Grenoble x Pau
Montpellier x Brive