Rugby: Confira os prognósticos para os jogos de sábado do Top14

1418_167553460098849_1389010984_n

 

Neste sábado (17), terá início a 5ª rodada do Top 14, principal competição de clubes do rugby francês. Os destaques da abertura dessa rodada serão os confrontos entre La Rochelle x Brive, Toulouse x Lyon e Clermont x Bordeaux-Bègles. Veja agora os prognósticos dos jogos de sábado do Top 14.

LEIA MAIS
Jogador australiano atira chuteira de adversário para fora de campo
Racing vence o Toulon e é campeão do Top 14 2015/2016

 

Lyon x Toulouse

Após os reveses contra Racing 92 e Toulon, o Toulouse irá a Lyon em busca de reabilitação e uma colocação melhor na tabela do Top 14. No entanto, o time rubro-negro poderá encontrar muitas dificuldades, pois os donos da casa, que vem de derrota contra o Bordeaux-Bègles, também querem voltar a vencer para se afastarem da zona de rebaixamento.

Para o confronto deste sábado, o Toulouse não contará com o segunda linha Yoann Maestri e os pontas Alexis Palisson e Yoann Huget. Em seus lugares, entram Sofiane Guitoune e Paul Perez. Já o Lyon contará com o abertura Frederick Michalak, que foi revelado pelo Toulouse no início da década de 2000. Além de Michalak, o time da casa contará com ponta fijiano Napolioni Nalaga.

 

Clermont x Bordeaux-Bègles

Depois de atropelar o Racing 92 na última rodada, o Clermont quer a segunda vitória seguida no Marcel Michelin, casa do time azul e amarelo. Para seguir em busca do líder La Rochelle, os donos da casa terão que enfrentar o perigoso time do Bordeaux que, na temporada passada, provocou a queda do Clermont ainda na fase de grupos do Europeu de Rugby.

O grande desafio do Clermont para o confronto contra o Bordeaux é manter a intensidade do seu sistema ofensivo, que foi o principal destaque na vitória contra o Racing 92. Do ponto de vista técnico, a entrada do fullback Nick Abendanon no lugar Scott Speding não prejudicará o volume de jogo do time de Auvergne. Porém, resta saber como estará a condição física de Abendanon, já que o jogo de sábado será a primeira vez que o jogador inglês entrará em campo nesta temporada.

Após a vitória por 40 a 20 em cima do Bayonne, o Bordeaux terá um desfalque para o embate contra o Clermont. O time comandado por Raphaël Ibanez não poderá contar com o scrum-half Antoine Baptiste Serin, um dos destaques do jogo contra o Bayonne, que saiu machucado no final da partida da semana passada. Mesmo com a ausência de Serin, o Bordeaux não perderá qualidade no ataque, pois contará com a volta do abertura francês Lionel Beauxis e a presença do ponta australiano Adam Ashley Cooper.

 

Bayonne x Montpellier

Recém-promovido ao Top 14, o Bayonne entrará em campo para tentar a sua segunda vitória no campeonato e sair da zona de rebaixamento. No entanto, essa partida é bastante perigosa para a equipe do País Basco, pois o Montpellier, após um começo ruim no Top 14, está voltando a apresentar o nível de jogo que o levou a conquistar a Challenge Cup na temporada passada.

Para a partida de amanhã, o Montpellier não terá o hooker Bismarck Du Plessis. O jogador sul-africano sofreu uma ruptura do tendão peitoral e ficará três meses afastado dos gramados. Em seu lugar, o treinador Jake White escalou o francês Charles Geli. Apesar da ausência de Du Plessis, o Montpellier entrará em campo com uma equipe bem forte, que contará com o scrum-half Nick White, o abertura Demetri Catrakilis, o centro Alexandre Dumoulin e o pilar Jannes Du Plessis.

 

Brive x La Rochelle

Líder do Top 14, o La Rochelle irá a Corrèze enfrentar o Brive para tentar se manter no topo da tabela. Para a partida contra os donos da casa, a comissão técnica do La Rochelle promoveu 8 alterações em relação a equipe que bateu o Lyon na semana passada. Entre essas modificações, está a volta do abertura australiano Brock James que, machucado, não entrou em campo na última rodada.

Já o Brive, que se encontra na 6ª colocação no campeonato, busca a sua reabilitação após o revés contra o Grenoble. Os donos da casa terão a volta do segunda linha Arnaud Mela, um dos principais jogadores do time. No entanto, o Brive não poderá contar com o pilar Damien Jourdain, expulso após uma briga generalizada na partida disputada contra o Grenoble.

 

Pau x Stade Français

Com apenas um triunfo em 4 jogos, o Pau recebe o Stade Français e busca retomar o caminho das vitórias e, consequentemente, se afastar da zona de rebaixamento. Para tentar atingir tal objetivo, os bascos contarão com todos os seus principais jogadores: o segunda linha Julien Pierre, o oitavo inglês Steffon Armitage, o centro neozelandês Conrad Smith e o abertura Colin Slade, compatriota de Smith.

Após a campanha decepcionante na temporada passa, o Stade Français teve um bom início de temporada. Para o embate com o Pau, o time parisiense terá alguns desfalques. Expulso na vitória contra o Castres, o abertura Jules Plisson não enfrentará a equipe do País Basco. Outra ausência significativa será a do oitavo italiano Sergio Parisse, capitão do time do Stade Français. Parisse sofre com dores nas costas e no pescoço e está entregue ao departamento médico.