GUIA RIO 2016 TORCEDORES.COM – SAIBA TUDO SOBRE O GOLFE

golfe capa

O Torcedores.com continua seu especial para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 que conta um pouco da história de cada esporte olímpico, algumas curiosidades para você contar por aí, além de informar os favoritos das provas e quem são os brasileiros nelas. Falaremos agora do Golfe, esporte que retorna ao programa olímpico depois de mais de 100 anos

LEIA O GUIA RIO 2016 DE OUTROS ESPORTES:
ATLETISMO, BADMINTONBASQUETE MASCULINO, BASQUETE FEMININO, BOXECANOAGEM VELOCIDADECANOAGEM SLALOM, CICLISMO BMX, CICLISMO ESTRADA, CICLISMO MOUNTAIN BIKE, CICLISMO PISTA,  ESGRIMAFUTEBOL MASCULINOFUTEBOL FEMININO, GINÁSTICA ARTÍSTICA, GINÁSTICA RÍTMICA, GINÁSTICA DE TRAMPOLIM, GOLFEHANDEBOLHIPISMO, JUDÔ, LEVANTAMENTO DE PESO, LUTA, MARATONA AQUÁTICA, NADO SINCRONIZADO, NATAÇÃO, PENTATLO MODERNOPOLO AQUÁTICO, REMORUGBY DE SETE, SALTOS ORNAMENTAIS,TAEKWONDOTÊNISTÊNIS DE MESA,TIRO COM ARCOTIRO ESPORTIVO, TRIATLO, VELAVÔLEI FEMININO, VÔLEI MASCULINOVÔLEI DE PRAIA

 

ESPORTE: GOLFE

 INTRODUÇÃO

A origem do golfe é bastante discutida, mas muitos acreditam que ele tenha sido criado na Escócia, em meados do Século XV. A estrutura de 18 buracos foi estabelecida no século XVIII e o torneio mais antigo do mundo foi disputado pela primeira vez em 1860. Foi disputado nas Olimpíadas de 1900 e 1904, mas depois foi retirado do programa. As mulheres só começaram a jogar no circuito profissional em 1974. Em 2009, aprovou-se a volta do esporte aos Jogos Olímpicos na versão masculina e feminina. Os maiores atletas do mundo não estarão aqui, entretanto. Muitos alegaram não vir por causa do Zica Vírus, mas a verdade é que os golfistas não estão interessados em vir pela falta de premiação ao torneio, comum nos principais eventos do circuito profissional. O

 VOCÊ SABIA?

  • Que em 1457, o rei Jaime II da Escócia proibiu a prática do golfe no país por considerar que o esporte afetava o aprendizado do arco e flecha por parte dos soldados?
  • Que mais da metade dos campos de golfe no mundo são construídos nos Estados Unidos?
  • Que várias celebridades como o ex-jogador de basquete Michael Jordan, o ator Bill Murray e o rapper Snoop Dog são praticantes de golfe?
  • Que a primeira pessoa a acertar a bolinha no buraco em uma tacada só (algo muito raro) por duas vezes consecutivas foi uma mulher? A australiana Laura Cox realizou o feito em 1977
  • Que nos princípios da modalidade, a bolinha era feita de madeira?
  • Que é tradição no Japão dar uma grande festa com os amigos se o golfista acerta a bolinha no buraco em uma tacada só?

  golfe foto

MASCULINO

COMO FUNCIONA A DISPUTA?

61 golfistas irão ao campo durante quatro dias para realizar o percurso de 18 buracos. Ao final dos 72, quem tiver menos pontos sagra-se campeão.

QUEM CHEGA FORTE AO RIO:

O golfe volta ao programa olímpico já criado problemas. 10 dos 25 colocados do ranking mundial já desistiram de vir ao Rio de Janeiro., incluindo os 4 primeiros. É muito difícil apontar um favorito, no golfe, tudo depende do dia do golfista. Os melhores ranqueados que virão  ao Rio de Janeiro são:

5º Henrik Stenson – foto (Suécia), 6º Bubba Watson (EUA), 7º Rickie Fowler (EUA), 9º Danny Willett (Grã-Bretanha), 10º Sergio Garcia (Espanha), 11º Justin Rose (Grã-Bretanha), 14º Patrick Reed (EUA), 17º Matt Kuchcar (EUA), 27º Rafa Cabrera Bello (Espanha), Byeong Hun Nan (Coreia do Sul)

henrik stenson golfe

QUEM REPRESENTA O BRASIL E QUAIS SUAS CHANCES?

O gaúcho Adilson Silva (foto), 44 anos, representará o Brasil. Adilson ocupa a 52ª colocação do ranking e está um degrau abaixo dos melhores do mundo. As chances de medalha são baixas

golfe adilson

 

FEMININO

QUEM CHEGA FORTE AO RIO:

No feminino, as principais atletas do ranking mundial estarão presentes, ao contrário do que ocorre com os homens. No circuito profissional, Estados Unidos e Coreia do Sul são os países que possuem mais atletas bem ranqueadas. As quatro primeiras colocadas, entretanto, não são desses países. Como é muito difícil prever resultados no golfe, colocamos aqui a lista das 10 melhores atletas em 2016. As medalhas devem ficar entre elas.

1º Lydia Ko- foto (Nova Zelândia), 2º Ariya Jutanugarn (Tailândia), 3º Brooke M Henderson (Canadá), 4º Anna Nordqvist (Suécia), 6º Sei Yun Kim (Coreia do Sul), 7º Haru Nomura (Japão), 8º Amy Yang (Coreia do Sul), 9º Lexi Thompson (EUA), 10º Stacey Lewis (EUA), 14º Minjee Lee (Austrália)

lydia ko golfe

QUEM REPRESENTA O BRASIL E QUAIS SUAS CHANCES?

Duas brasileiras representarão o Brasil: Miriam Nagl e Victoria Lovelady (foto), 59ª e 60ª do ranking olímpico, respectivamente. As chances de medalha são baixas, as melhores atletas do mundo estarão na disputa.

lovelady foto



Paulistano, 27 anos, deixou a publicidade e o marketing esportivo para ingressar no jornalismo e conseguir cobrir grandes eventos esportivos. Apaixonado por esportes olímpicos e futebol americano, sonha em estar no Rio de janeiro em 2016 para cobrir os Jogos Olímpicos in loco.