Home Futebol Veja os 7 maiores ídolos da história do Botafogo

Veja os 7 maiores ídolos da história do Botafogo

“Campeão desde 1910”, este é o principal verso do hino do Botafogo. O clube alvinegro do Rio de Janeiro foi fundado em 1904 e desde então foi um berço para o surgimento de diversos craques do nosso futebol. Não é atoa que o Glorioso foi o clube que mais cedeu atletas para a seleção brasileira. O Torcedores.com selecionou os sete maiores ídolos da história do Fogão e que certamente estão na memória do torcedor botafoguense.

Redação Torcedores
Textos publicados pela Redação do Torcedores.com. Contato: [email protected]

Crédito de imagem: Reprodução

LEIA MAIS: NETO VOLTA A DIZER QUE O BOTAFOGO VAI CAIR; TORCIDA IRONIZOU

PUBLICIDADE

1.Garrincha

Botafogo

Crédito de imagem: Divulgação

Manuel dos Santos ficou eternizado no futebol como Mané Garrincha. O ponta-direita marcou época no Botafogo (1953-1965) e na seleção brasileira. Para muitos botafoguenses é o maior que já vestiu o manto do alvinegro.

Garrincha tinha como característica dribles desconcertantes e foi com uma finta que conseguiu lugar no Botafogo. Após ser dispensado pelo Vasco, Mané foi treinar no Glorioso, no qual em seu primeiro lance deu uma caneta no ídolo Nilton Santos e foi contratado naquele dia.

PUBLICIDADE

“Ele deu-me um baile. Pedi que o contratassem e o pusessem entre os titulares. Eu não queria enfrentá-lo de novo”, relatou Nilton Santos.

Em oito anos no Botafogo, Garrincha disputou 621 jogos e marcou 243 gols. Seus principais títulos foram os Campeonatos Cariocas de 1957, 1961 e 1962. Além de dois Rio-São Paulo em 1962 e 1964.

“Um dia, um poeta entreabriu as pétalas de uma rosa brandante. No íntimo da flor encontrou, vislumbrado, um verão inteiro. Eu também quis ver de perto a alma de outro devaneio, a bola. Despetalei os gomos, um por um, e encontrei um drible de Garrincha.” (Armando Nogueira)

2. Heleno

PUBLICIDADE
Botafogo

Crédito de imagem: Divulgação

No ano de 1937 tinha início a trajetória do maior jogador “bad boy” que passou pelo Botafogo. Heleno de Freitas foi um grande jogador de futebol e se tornou ídolo no Glorioso. Mesmo tendo um temperamento explosivo, o atacante conseguiu marcar 204 gols em 233 partidas, sagrando-se o quarto na lista de artilheiros do clube.

O talento e perfeccionismo eram as principais marcas de Heleno como jogador de futebol. Mas a vida boêmia e os problemas extra-campo fizeram com que a carreira do atacante durasse apenas 11 anos.

“Heleno de Freitas viveu em conflito com o universo do futebol, amado como um deus, censurado como o demônio: era o fantasma dos árbitros, o gênio da bola aos olhos dos catedráticos do futebol, o desafeto das torcidas e o galã irresistível das mocinhas de Copacabana, que lhe namoravam a elegância, a rebeldia, o anel de doutor em Direito e a fama.” (Armando Nogueira)

3. Didi

PUBLICIDADE
Botafogo

Crédito de imagem: Divulgação Botafogo

Um grande maestro do meio-campo botafoguense entre os anos 50 e 60. Didi foi um típico meia de “antigamente”, tinha muita elegância e talento para jogar futebol, como diziam os torcedores da época.

Assim como Quarentinha, tinha um chute muito potente e foi o inventor da “folha seca”, efeito na bola em cobranças de falta que parecia uma folha caindo. Didi foi tricampeão Carioca pelo Fogão (1957, 1961 e 1962) e venceu o Rio-São Paulo de 1962.

“Didi, homem esquivo, de chute oblíquo e dissimulado como o olhar de Capitu.” (Armando Nogueira)

4. Quarentinha

PUBLICIDADE
Botafogo

Crédito de imagem: Divulgação Botafogo

Waldir Cardoso Lebrego, o Quarentinha, é simplesmente o maior artilheiro do Botafogo, 313 gols em 442 partidas. O forte chute de canhota era sua marca registrada, assim como o fato de não comemorar seus gols.

“Quarentinha, eu o vi jogar muitas e muitas vezes. Era um chutador temível, um atacante de respeito, que fazia tremer os goleiros, fossem quem fossem. Tinha na canhota o que, então, se chamava um canhão…” (Armando Nogueira)

Os principais feitos de Quarentinha pelo Alvinegro foram as artilharias dos Cariocas de 1958, 1959 e 1960.

5. Nilton Santos

PUBLICIDADE
Crédito de imagem: Divulgação/ Botafogo

Crédito de imagem: Divulgação/ Botafogo

Um jogador que foi extremamente identificado com o clube merece, sem dúvida, estar entre os maiores da história do Fogão. Nilton Santos foi um dos melhores laterais da história do futebol e está imortalizado no Botafogo. “A Enciclopédia do Futebol”, como ficou conhecido, vestiu apenas a camisa alvinegra em toda sua carreira.

Nilton tinha como ponto forte a marcação e foi o pioneiro em mostrar a função ofensiva do lateral. Ao todo foram 723 partidas pelo clube e 11 gols marcados. O ídolo é jogador que mais atuou pelo Botafogo na história. Hoje o “Engenhão”, estádio que pertence ao Alvinegro, leva o seu nome como homenagem.

Botafogo

“Engenhão”, estádio que levou o nome de Nilton Santos. Crédito de imagem: Divulgação

“Tu, em campo,
parecias tantos,
E, no entanto,
que encanto!
Eras um só;
Nílton Santos.” (Armando Nogueira)

6.Jairzinho

PUBLICIDADE
Botafogo

Crédito de imagem: Divulgação Botafogo

Velocidade, força física e eficiência, três palavras que descrevem o brilhante futebol do ídolo Jairzinho. O atacante chegou ao Fogão no fim dos anos 50, para atuar na base do clube. O jovem se destacou e no ano de 1965 foi promovido aos profissionais, com a tarefa de substituir ninguém menos que Garrincha.

Jairzinho não demorou para ganhar espaço no time principal e se tornar o líder técnico da equipe. Em seus 413 jogos pelo Botafogo, o camisa 7 conquistou o bi-campeonato Carioca nos anos de 1967 e 1968. Ele também venceu dois Rio-São Paulo em 1964 e 1966.

O “Furacão de 70”, apelido que ganhou na Copa de 1970, está na galeria de artilheiros alvinegros e ocupa a 6ª posição com 186 gols.

7. Túlio Maravilha

PUBLICIDADE
Botafogo

Crédito de imagem: Reprodução/Facebook

O centroavante se transferiu ao Botafogo em 1994, clube em qual se tornaria eterno. No ano de sua chegada foi artilheiro do Campeonato Brasileiro e no seguinte foi campeão. O título brasileiro de 95 é um dos mais importantes para o Alvinegro.

Em sua melhor fase no Botafogo, Túlio ganhou o apelido de “Maravilha” pela enorme quantidade de gols que vinha fazendo. Contando todas as passagens, o camisa 7 marcou 159 gols nos 223 jogos que disputou com a camisa do Fogão.