Rio 2016: Conheça mais sobre o golfe

Rio2016.com
Rio2016.com

Faltam 22 dias para os Jogos Olímpicos Rio 2016, que terá a disputa de mais de 50 modalidades esportivas. E uma das grandes particularidades desta olimpíada será a “estréia” do Golfe, que fará a sua primeira aparição em Olimpíada depois de 112 anos.

Falemos do Golfe, um dos esportes mais jogados dos Estados Unidos e popular em muitos locais do mundo, apesar de ser pouco praticado e popular no Brasil. O golfe consiste basicamente em jogadores dispondo de um taco com o objetivo de arremessar uma bola branca e pequena nos buracos com o menor número de tacadas possíveis, na modalidade chamada “stroke play”. Mas não seremos tão simplistas.

O golfe nasceu na Escócia e é considerado um esporte de elite. Sua origem mais aceita é que o esporte foi criado por escoceses no ano de 1400. Algumas outras origens (menos aceitas) afirmam que o jogo nasceu na Inglaterra, ou na França. O esporte é praticado em parques apropriados ou campos de relva com percursos delimitados. Normalmente o jogo é disputado em um percurso de 18 buracos espalhados pelo campo aberto com uma sequência prévia obrigatória. Existe um número ideal de tacadas para cada buraco, chamado de “par”. O objetivo dos golfistas para vencer é tentar ficar abaixo do par, sendo melhor que o ideal.

O trajeto do percurso é desafiador, pois o caminho até o buraco contém algumas “armadilhas”, como poços de areia, lagos, árvores e locais com grama mais alta, justamente para atrapalhar o jogador. Em jogos oficiais, é proibida a comunicação entre os golfistas. Um jogo simples costuma ter duração de 4 horas, mas em competições oficiais, pelo grande número de golfistas inscritos, o percurso individual é completado após 4 dias, em um fim de semana de competição, que normalmente é jogado de quinta-feira a domingo.

A melhor jogada possível do golfe é o Albatross, quando um golfista consegue passar de um percurso com -3, ou seja, 3 tacadas abaixo do par. Na nomenclatura, a pior jogada possível é o Triple Bogey, com +3, ou seja, 3 tacadas acima do par. Um campo de golfe tem que dispor de 9 a 18 buracos para zer validado (Fairways), sendo que cada um deles devem ter de 25 a 30m de largura e 300 a 500m e comprimento. Nunca há um campo de golfe igual a outro. O instrumento dos golfistas para os arremessos são os tacos (clubs, que podem variar de ferros, madeiras ou putters.

A jogada mais especial do golfe é o “Hole in One”, e ocorre quando o golfista acerta a bola no buraco com apenas uma tacada. É comum jogadores receberem prêmios oficiais e não-oficiais pelo feito, considerado algo extremamente difícil de ser realizado.

Golfe na Rio 2016

Na Rio 2016, o golfe será disputado no Campo Olímpico de Golfe, construído pela prefeitura local. Será disputado individualmente em torneios masculino e feminino. A “estréia” foi colocada em aspas no inicio do texto, pois esta será apenas a terceira edição oficialmente em que teremos a disputa do golfe nos Jogos Olímpicos. A última vez que o esporte tinha feito parte do programa olímpico foi no ano de 1904.

Brasileiros

O Brasil terá apenas 2 representantes no golfe. No masculino, o gaúcho Adilson da Silva de 44 anos e residente na África do Sul. No feminino, a curitibana Miriam Nagi, de 35 anos. Filha de alemãs, Miriam disputa o Ladies European Tour, o principal circuito europeu.

 


 Fontes: Wikipedia, Federação Paulista de Golfe



Apaixonado por esportes e pelo jornalismo. Grande seguidor do futebol, do automobilismo, dos esportes americanos e fã incondicional da NFL.