Você sabia? Flamengo de 81 é modelo de time sensação do Paulistão

Divulgação/C.R. Flamengo

Osasco Audax e Santos disputam o título do Campeonato Paulista 2016 e, no primeiro jogo, na Grande São Paulo, o equilíbrio se manteve com o placar de 1 a 1. Grande sensação do Estadual após eliminar São Paulo e Corinthians na fase mata-mata, a equipe do técnico Fernando Diniz impressiona pelo estilo de jogo, baseado no toque de bola desde a saída do goleiro sem apelar para os chutões.

LEIA TAMBÉM:
Dança das cadeiras: veja quais times da Série A ainda não demitiram seu técnico
Brasileirão: veja quais clubes deverão sofrer mais baixas durante a Copa América

O que muitos sabem, todavia, é que esse padrão de Diniz foi inspirado em grandes e famosos times do futebol brasileiro. Um deles é o espetacular Flamengo de 1981, campeão da Libertadores e do Mundial Interclubes.

Considerado o melhor esquadrão rubro-negro da história, aquele Flamengo é até hoje relembrado, principalmente, pela vitória maiúscula frente ao Liverpool por 3 a 0 no Japão. O esquadrão de Paulo César Carpegiani tinha em campo um timaço, sem exceções, com Raul Plasmann; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Nunes, Tita e Lico.

football formations

“Minha inspiração maior é sempre nos jogadores. Gostava de ver jogador bom, mais do que time bom. Quando tinha muito jogador bom, o time jogava bem”, analisou o técnico do Audax em entrevista ao GloboEsporte.com.

Os outros times que também encheram os olhos de Diniz foram o São Paulo de 1985/86, comandado por Cilinho, o Tricolor de Telê Santana de 1992/93, o Palmeiras de 1996, com o ataque dos 100 gols, e o Barcelona de Pep Guardiola, de 2008 a 2012.



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.