Home Futebol 5 jogadores que você não lembrava que jogaram na Roma

5 jogadores que você não lembrava que jogaram na Roma

Alguns jogadores marcam sua passagem por um time porque conquistaram títulos, foram artilheiros ou ídolos. Outros são lembrados pelas péssimas atuações durante várias temporadas. Entretanto, há uma parcela de jogadores que simplesmente são esquecidos pela torcida. Hoje vamos lembrar 5 atletas que passaram pela Roma (ITA) e que provavelmente você não lembrava:

Frank William Toogood
Mídias Sociais da AS Roma Brasil, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, blogueiro desde 2007 e radialista amador. Escreve sobre futebol italiano, automobilismo e o que aparecer, mas gosta mesmo é de contar boas histórias

Crédito da foto: Reprodução / Youtube

LEIA MAIS
6 jogadores que você não se lembra, mas que estiveram na conquista do Mundial do Corinthians

PUBLICIDADE

5: Fábio Simplício

Ao contrário de outros jogadores dessa lista, Fábio Simplício teve uma boa passagem pela Roma entre 2010 e 2012. O volante jogou bem pelo Palermo antes de vestir as cores romanistas.

Simplício era bastante discreto, tanto em campo como fora dele e talvez por isso pouca gente se lembre de sua passagem pela Roma. O torcedor, por outro lado, recorda-se de pelo menos um dos oito gols marcados: em 2011, A Roma empatava com a Lazio, sua maior rival. Aos 31 minutos do segundo tempo, Jérémy Menez (hoje no PSG) tentou uma jogada individual e perdeu a bola. Simplício, atento, a recuperou logo em seguida, de frente para o gol e fez o tento da vitória romanista.

PUBLICIDADE

Transferiu-se em 2012 para o Cerezo Osaka, do Japão.

4: Lima

Quem é Lima? De acordo com reportagem da Folha de São Paulo em 2001, Lima começou sua carreira no Nacional, de Manaus, e ganhou projeção no São Paulo (aliás, Lima acabou eliminando o time paulista da Copa do Brasil de 1996 justamente por já ter jogado em outro time, na mesma competição… exatamente o Nacional-AM).

Ainda de acordo com a reportagem, Lima foi disputado por Roma, Juventus e Lazio antes de escolher as cores giallorossas – talvez em função do título italiano, que havia sido conquistado pouco antes do anúncio. Chegou para ser reserva de Emerson, um dos ídolos daquele time dirigido por Fábio Capello.

PUBLICIDADE

E sim… a gente segue sem saber quem é o Lima.

3: Fábio Júnior

O atacante do Cruzeiro surgiu como mais uma grande revelação do futebol brasileiro. A Roma o contratou em 1999 e, para o jornal Corriere dello Sport, o atacante tinha características muito próximas a de Ronaldo Fenômeno, que na época defendia a Inter de Milão. O jornal apontava o clube de origem e a capacidade de finalização como base para a comparação, mas frisava que Fábio Junior cabeceava melhor.

Fábio Junior ficou apenas uma temporada no clube italiano, marcando 4 gols em 16 jogos.

PUBLICIDADE

2: Andrade

Sim, um dos maiores ídolos do Flamengo jogou na Roma. Contudo, a passagem do volante entre 1988 e 1989 foi tão apagada que é difícil encontrar informações a respeito.

Em entrevista para um programa da emissora italiana RAI, Bruno Conti (ídolo da Roma e da seleção italiana) afirma que Andrade foi contratado como um gênio capaz de fazer o time se movimentar e um grande construtor de jogadas. Mas logo os torcedores perceberam que Andrade jogava como se estivesse “com o freio de mão puxado”, como se fosse “um trem de carga”.

Com apenas 9 jogos na Roma, transferiu-se novamente para o Brasil, indo jogar no Vasco da Gama.

PUBLICIDADE

1: Renato Gaúcho

Renato Portaluppi, mais conhecido como Renato Gaúcho, chegou à Roma para a temporada 1988/1989. Sua contratação foi bastante festejada, uma vez que o brasileiro era artilheiro no Flamengo. A revista italiana “Guerin Sportivo” chegou a fazer um trocadilho infame em uma de suas capas, chamando-o de “ReiNato” e o descrevendo como “o melhor produto do futebol”. Outro jornal da época anunciava que dois mil torcedores o esperavam em sua chegada de helicóptero.

Decepção é a palavra que pode resumir sua passagem pela Itália. Em 23 jogos, não balançou as redes nenhuma vez. Era “cornetado” pela imprensa, sendo taxado de individualista e playboy. Na temporada seguinte, consolidado o fracasso retumbante, voltou ao Flamengo e no clube carioca marcou 22 gols.

O vídeo abaixo mostra as grandes jogadas de Renato pela Roma, único clube que atuou fora do Brasil:

PUBLICIDADE