Home Futebol Apresentadora da ESPN rejeita título de musa e pede mais respeito com as mulheres no jornalismo esportivo

Apresentadora da ESPN rejeita título de musa e pede mais respeito com as mulheres no jornalismo esportivo

Basta ver a apresentadora Marcela Rafael na tela da ESPN Brasil para sabermos que ali está uma mulher de opinião. Ao lado de Bruno Vicari, a jornalista apresenta o “Bate Bola: Debate”, da emissora paulista. E em pouco tempo na função já conquistou milhares de fãs.

Thiago Braga
Jornalista que gosta de boas histórias e grandes personagens, não importa se dentro ou fora de campo

Reprodução/Instagram

Leia Mais:
Ronda Rousey é a capa da nova versão do game do UFC: “É surreal”
ESPN promove debate, e presidenciáveis do Flamengo trocam farpas ao vivo

 

PUBLICIDADE

Musa, linda, deusa, são alguns dos recados que a apresentadora recebe através das redes sociais. Mas Marcela rejeita o rótulo. E entende que as mulheres deveriam ser mais valorizadas no meio esportivo. Arretada, em definição própria, ela já discutiu em entrevista coletiva com Mano Menezes, fato que ambos deixaram no passado. Além disso, ela relembra o dia em que fez a alegria de todos os comentaristas do “Bate-Bola”. Confira a entrevista da apresentadora para o Torcedores.Com.

Torcedores.com: Por que você escolheu o jornalismo?

PUBLICIDADE

Marcela Rafael: Eu sempre fui ligada ao jornalismo . Mas pela leitura. Desde pequena lia demais. Tudo. Por influência do meu pai que fazia o mesmo. Começando pelos gibis da turma da Mônica e passando por livros, revistas, jornais.  Ele me influenciou. E me explicava a responsabilidade da profissão.

Torcedores.com: O começo da sua carreira já foi na TV e com esportes?

Marcela Rafael: Sim. Foi na BAND no Recife. Foi em esportes porque aconteceu mesmo. Mas tenho dois irmãos mais velhos. Já gostava muito de esportes, principalmente futebol.

Torcedores.com: Como foi a mudança para São Paulo?

PUBLICIDADE

Marcela Rafael: Em 2009 eu me mudei pra cá por conta do meu marido (o repórter da TV Globo Andrei Kampff). Ele, que é gaúcho, mas morava no Recife, foi transferido pra cá. Éramos namorados na época. Pedi demissão na TV Asa Branca, que é afiliada da Globo em Caruaru, no interior do Pernambucano. Depois ainda voltei pro Recife e passei alguns meses na Globo Nordeste tirando licença maternidade de uma repórter. Mas tinha de vir mesmo pra São Paulo. Meu primeiro emprego aqui foi no SBT. Fiquei o ano de 2010 lá.

Torcedores.com: Quais os maiores desafios para uma jornalista que quer trabalhar com futebol?

Marcela Rafael: Ser respeitada.

Torcedores.com: Qual a pior situação que você teve de enfrentar na profissão?

PUBLICIDADE

Marcela Rafael: São várias situações complicadas. Não sei qual a pior. Mas o buscar seu espaço em um mundo que ainda é masculino é um desafio e tanto. E todos os dias.

Torcedores.com: Como você vê a interação dos programas de tv com o público? Como vocês selecionam as interações do público?

Marcela Rafael: Hoje é essencial. Se você pode conversar com quem está em casa em tempo real. Por que não? As mensagens que leio no programa dos fãs de esportes, eu escolho na hora mesmo. É legal conversar com quem está em casa. A gente vai entendendo o nosso público, o que é ótimo para fazer o programa.

Torcedores.com: Como é a reunião de pauta do Bate Bola? Qual o critério para um assunto virar debate no programa?

PUBLICIDADE

Marcela Rafael: Assuntos do dia. O que vai virar notícia. Todo mundo opina. Além de aproveitar as opiniões dos nossos comentaristas que são sempre bem diferentes. Eles têm perfis diferentes. O que dá bastante debate.

Torcedores.com: Ser repórter ou apresentadora, o que você mais curte fazer?

Marcela Rafael: Acho que pra ser apresentadora, você tem de ser repórter. Porque experiência de rua você só ganha com sol na cabeça. Suando. Indo a jogo (no meu caso). Apurando cara a cara com entrevistado. Tudo isso você leva pro estúdio. Hoje estou apresentadora. E gosto muito. Mas nunca deixarei de ser repórter. Ela mora em mim.

Torcedores.com: Como conciliar a rotina de apresentadora e mãe estando grávida? Tem passado muitos apuros?

PUBLICIDADE

Marcela Rafael: Alguns. Toda gravidez é diferente. A de Théo foi mais fácil. Trabalhei até um dia antes de ele nascer.  A da Lara eu estou sofrendo mais. No começo tinha muitos enjoos e ninguém sabia que estava grávida (eu só contei com 13 semanas de gravidez- é a fase que a gravidez está mais segura e eu preferi esperar pra contar). Depois começa o cansaço, até porque eu tenho um filho mais velho que também exige demais de mim. E agora a barriga já está enorme. (Hehehehe).  Estou com 8 meses.

Torcedores.com: O que o Periscope acrescenta ao programa? Como surgiu a ideia de usá-lo?

Marcela Rafael: A ESPN americana começou a usar e passamos a conhecer o aplicativo por eles. É bom para deixar o telespectador conosco durante o intervalo e fazê-los não mudar de canal. É a hora que todos se soltam mais mesmo. E o fã de esporte conhece como funciona o bastidor.

Torcedores.com: Depois do entrevero com o Mano, o que passou pela sua cabeça? Ele se desculpou com você?

PUBLICIDADE

Marcela Rafael: Nada. Acontece. Não incomoda. Eu fiz uma entrevista com ele depois. Conversamos sobre o que aconteceu. Ele falou o que achou, eu também. Não tem polêmica.

Torcedores.com: A maior gafe foi mesmo a do Muriçoca no CT Joaquim Grava ou teve outra?

Marcela Rafael: Não foi gafe, né? (hahahahah) Não fiquei com vergonha. Foi mais engraçado. Falaria de novo que fui comida pelas muriçocas. No Recife é super normal falar assim… mas se acharam engraçado. Eu entro na onda (heheheh).

https://www.youtube.com/watch?v=YnKmLr0Sw_I

PUBLICIDADE


Torcedores.com: 
Qual a cobertura que você mais gostou de fazer?

Marcela Rafael: Copa do Mundo de 2014 e US OPEN 2012.

Torcedores.com: O melhor e o pior entrevistado?

Marcela Rafael: Não dá pra falar isso. Não existe entrevistado ruim. Não podemos falar isso de ninguém, né? Eu gostei demais de entrevistar o Djokovic. Fiquei feliz demais. Sou fã dele.

PUBLICIDADE

Torcedores.com: O que você gostaria de ter a oportunidade de cobrir, mesmo que só por uma vez?

Marcela Rafael: Tanta coisa. Olimpíada. Nunca cobri uma.

Torcedores.com: Se você pudesse chamar uma pessoa para jantar (personalidade ou não. Viva ou morta) quem seria? Por que? E o que perguntaria?

Marcela Rafael: Tanta gente. É difícil escolher. Acho que Ronaldo Fenômeno. O que aconteceu naquela final da Copa em 98?  Aproveita e me fala da sua vida. Vamos escrever a sua biografia?

PUBLICIDADE

Torcedores.com: Se depender de você, o Théo e a Lara vão fazer jornalismo?

Marcela Rafael: Se eles quiserem, podem fazer. Eles escolhem.

Torcedores.com: Como você lida com o rótulo de musa?

Marcela Rafael: Musa? Não sou não (heheheheh)

PUBLICIDADE

Torcedores.com: Arretada, sangue quente, Demi Moore ou “Seu” Boneco, qual desses define melhor a Marcela? (se tiver outro, pode falar)

Marcela Rafael: Arretada.

Torcedores.com: Vai rolar o ensaio inspirado na Demi Moore?

Marcela Rafael: hahahahahaha

PUBLICIDADE

Torcedores.com: Apartamento do Marin, Bonde da Stella, iate do Sheik ou churrasco do Alê (Oliveira, comentarista da ESPN), onde você prefere passar uma tarde?

Marcela Rafael: Churrasco com Alê. É mais seguro. Apartamento do Marin daria uma grande matéria.

Torcedores.com: Prefere ver o Náutico nos Aflitos ou na Arena Pernambuco?

Marcela Rafael: AFLITOS!!!!!!!

PUBLICIDADE