Home Mídia Esportiva Fãs resgatam vídeo em que seriado “Chaves” promove Copa de 1986

Fãs resgatam vídeo em que seriado “Chaves” promove Copa de 1986

//

Allan Simon
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalha com esportes desde 2011 e já passou por veículos como R7 (Rede Record), Abril.com, UOL Esporte e Torcedores nas funções de redator, repórter, editor e apresentador de vídeos. Experiências de coberturas em duas Copas, duas Olimpíadas, dois Pans. Atualmente, produz o Blog do Allan Simon, é colunista de Mídia Esportiva do Torcedores e colaborador do UOL.

GOOOOL DE GIRAFALES!!Copa do Mundo México 86

PUBLICIDADE

Posted by Pra sempre Chespirito on Terça, 21 de julho de 2015

O seriado “Chaves” é um sucesso no Brasil há mais de 30 anos, desde que o SBT exibiu pela primeira vez um episódio do humorístico mexicano criado por Roberto Gómez Bolaños, que morreu no ano passado. Mas o grande público brasileiro conhece apenas os episódios gravados entre 1973 e 1979 no México, e, por isso, muitas outras coisas estão “escondidas” na história da série. E com o esporte envolvido.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS
Globo pode desistir de transmitir o UFC em 2016, diz jornalista

Uma delas foi resgatada por fãs de Chaves nas redes sociais. Corre pelo Facebook um trecho gravado em 1986, quando o seriado já havia voltado a ser um quadro dentro do programa “Chespirito”, no qual os personagens Professor Girafales (Rubén Aguirre), Dona Florinda (Florinda Meza) e Jaiminho (Raul “Chato” Padilla) promovem a Copa do Mundo de 1986, disputada no México.

O Mundial seria disputado na Colômbia, mas a quatro anos de sua realização o país sul-americano desistiu de realizar o evento. O governo não aceitou as exigências da Fifa na época. A entidade tentou levar a Copa ao Brasil, Canadá e Estados Unidos, mas os três países recusaram a oferta. O México aceitou, embora tivesse sediado uma Copa do Mundo apenas 16 anos antes, em 1970.

A um ano da Copa, o México foi vítima de um terremoto que devastou a capital do país e matou 10 mil pessoas. Mesmo assim, o processo de reconstrução permitiu a realização do Mundial pela primeira vez na história em um país que já havia sediado anteriormente. A Argentina foi campeã ao bater a Alemanha Ocidental na grande decisão.

PUBLICIDADE