Vasco no Brasileirão: O respeito voltou e o Gigante também

Foto: Marcelo Sadio/vasco.com.br

O Vasco volta a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro em 2015, após disputar, pela segunda vez, a Série B no ano passado. Embalado pela conquista do título de Campeão Carioca, o Gigante da Colina tem diante de si o desafio de se manter ao menos na parte cima da tabela, para, quem sabe, poder lutar por algo melhor.

LEIA MAIS:
Veja o vídeo com os bastidores do título do Vasco da Gama

Mercado da bola: Veja quem pode chegar e sair do Vasco

O título é um objetivo distante pelo elenco atual. O Vasco tem um bom time, mas ainda carece de peças de reposição no elenco que permitam a Doriva manter o mesmo padrão da equipe quando tiver que fazer modificações. Em 2011, por exemplo, havia elenco e, sob o comando de Ricardo Gomes e Cristóvão Borges, o time quase foi campeão.

O Vasco fez uma campanha equilibrada no Campeonato Carioca. Venceu todos os rivais diretos, ainda que tenha perdido na Taça Guanabara uma partida para o Flamengo, e se sagrou campeão com bastante merecimento. O forte da equipe foi o sistema defensivo, comandado por Luan, Rodrigo, Martin Silva e Guiñazu, mas na reta final o ataque formado por Gilberto e Rafael Silva também mostrou o seu valor.

Para o Brasileirão, no entanto, é preciso manter a solidez defensiva e melhorar o poder de fogo do ataque. As jogadas de bola parada são uma importante arma, mas o Vasco precisa criar uma maneira de superar as defesas adversárias com a bola rolando também.

Elenco: O Vasco tem um time titular, mas precisa de opções no elenco para todas as posições do setor de ataque. . O time base é Martin Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Christiano; Guiñazu, Serginho, Julio dos Santos, Dagoberto; Rafael Silva e Gilberto. T.: Doriva.

Treinador: Doriva parece ter o controle do elenco. Sua pouco experiência não se mostra um problema e a torcida também já criou uma grande empatia com o comandante.

Destaque: Gilberto é o destaque da equipe e, até agora, a principal contratação.

Para ficar de olho: Rafael Silva. Contratado no ano passado junto ao Ituano, o atacante cresceu na reta final do Cariocão e pode ser um dos destaques do time no Brasileiro.

Jogos que prometem: Vasco x Flamengo é um campeonato a parte e, no Brasileirão, não será diferente.

Desempenho em 2014: O Vasco foi o terceiro colocado na Série B do Campeonato Brasileiro em 2014, o que lhe garantiu o acesso para a Série A deste ano.

Foto: Vasco/Divulgação