Santos x Palmeiras: saiba o que está em jogo

Santos x Palmeiras
Divulgação/Santos FC

Santos e Palmeiras fazem neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, a segunda partida da final do Campeonato Paulista. Ambas as equipes querem quebrar jejuns. Na sétima final seguida, o Peixe não levanta o caneco do estadual desde 2012. Já o Verdão, que volta à decidir o torneio, não vence desde 2008.

LEIA MAIS:
Saiba quem vai narrar a final Santos x Palmeiras em cada canal no domingo

A vantagem é do Palmeiras. No primeiro jogo, disputado no domingo passado (26), o alviverde venceu no Allianz Parque por 1 a 0. Por isso, é campeão mesmo se empatar. O Santos precisa vencer para evitar ser vice pelo terceiro ano seguido.

Considerados azarões no início da temporada, Santos e Palmeiras foram as surpresas ao eliminarem São Paulo e Corinthians nas semifinais. Mas a trajetória do alvinegro e do alviverde até a decisão foi diferente.

O Santos não fez grandes contratações no início do ano. Ao contrário: perdeu atletas por causa dos salários atrasados. O zagueiro e capitão Edu Dracena, o goleiro Aranha, o volante Arouca, o lateral-esquerdo Mena e o atacante Leandro Damião foram as baixas. Chegaram o atacante Ricardo Oliveira e o volante Elano. A crise financeira e o atacante Robinho continuaram no clube.

O Palmeiras, por sua vez, foi da água para o vinho. De quase rebaixado para a Série B no Campeonato Brasileiro, o Verdão trouxe o dirigente Alexandre Mattos. E, com ele, vieram peças como o volante Robinho, o meia Cleiton Xavier, o atacante Dudu e outros diversos jogadores – entre eles, os ex-santistas Arouca e Aranha.

Na fase de grupos, os dois times foram bem. O Santos, que mudou de treinador ao longo do percurso (saiu Enderson Moreira, substituído por Marcelo Fernandes), encerrou a primeira etapa na segunda colocação geral. O Palmeiras foi o quarto. Nas quartas de final, eliminaram XV de Piracicaba e Botafogo de Ribeirão Preto. Na semifinal, eliminaram São Paulo e Corinthians.

No primeiro duelo, deu Palmeiras. O Santos terá o reforço do capitão Robinho, desfalque na primeira partida. Neste domingo, um novo campeão paulista será coroado. Confira as prováveis escalações:

Santos: Vladimir; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, David Braz e Chiquinho; Valencia, Renato e Lucas Lima; Geuvânio, Ricardo Oliveira e Robinho. Técnico: Marcelo Fernandes

Palmeiras: Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel e Robinho; Rafael Marques, Valdivia e Dudu; Leandro Pereira. Técnico: Oswaldo de Oliveira

Crédito da foto: Divulgação/Santos FC



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.