Livro ensina as curiosidades mais estranhas dos times da Copa

Você já parou para pensar por que algumas seleções nesta Copa são tão carismáticas quanto a nossa? Já parou para pensar por que é tão legal torcer em jogos que não são do Brasil? O autor do livro Por Fora da Copa, Eduardo Menezes, descobriu curiosidades que vão desde o porquê de usar um uniforme cheio de quadradinhos até os travestis da Suíça.

“Um guia sobre o que realmente importa no Mundial, inclusive futebol”, é a chamada de capa do livro.

Eduardo Menezes conta uma história curiosa sobre cada um dos 32 países que participam desta Copa, dividido nas chaves da primeira fase. No final, ele dá um motivo para secar e um para torcer para estes países durante a Copa. Na França, por exemplo, o argumento para secar é de que o país é o maior carrasco brasileiro em Copas. “Eles nos venceram de tudo que é jeito: nos pênaltis, no tempo normal e até numa final de Copa. E por que secar Honduras? “Em 1969, Honduras e El Salvador entraram em guerra por culpa do futebol”.

Antes disso, porém, o autor do livro propõe fazer um guia do guia: “O objetivo deste guia não é convencer minha mãe, ou qualquer pessoa, de que a Copa do Mundo é um evento imperdível. Ao contrário, os trinta e dois capítulos abordam assuntos que pouco têm a ver com o futebol que cada país vai apresentar dentro de campo”.

Com 160 páginas e formato de bolso, é um livro fácil e gostoso de ser lido, que custa R$ 29,90. Sem contar que te ajudará a ver a Copa do Mundo de outra forma. Para os que gostam de um bom assunto para a mesa de bar, eu recomendo.



Jornalista de esportes desde 2005, com passagem pelo UOL e Terra. Editor de comunidades do Torcedores.com e blogueiro do renanprates.com