Copa: Müller, de novo, será o cara da Alemanha

Thomas Müller era um jovem de apenas 20 anos em 2010. Titular na Seleção Alemã, compôs um meio de campo talentoso ao lado de jovens como Sami Khedira e Mesut Özil. A equipe terminou o Mundial da África do Sul no terceiro lugar, mas o destaque ficou por conta de Müller. O camisa 13 foi um dos artilheiros da Copa, com cinco gol, e foi eleito pela Fifa o melhor jogador jovem.

Quatro anos depois, no Brasil, Müller mostrou que continua sendo importantíssimo para a equipe comandada por Joachim Löw. Atuou como atacante e fez três dos quatro gols germânicos na goleada sobre Portugal, na estreia de ambos os países na Copa de 2014, em Salvador.

Para não nos perdermos nas contas. Aos 24 anos, Müller chegou a oito tentos em duas Copas. Se continuar nesse ritmo, não duvido que encostará no companheiro de equipe Miroslav Klose, autor de 14 gol em três Mundiais (cinco em 2002, cinco em 2006 e quatro em 2010). Klose, aliás, está a apenas um de empatar com Ronaldo como o maior artilheiro das Copas.

Até a camisa que veste ajuda. O 13 que Müller carrega nas costas é o mesmo número utilizado por Gerd Müller, um dos maiores artilheiros do futebol alemão, nas Copas de 1970 e 1974. Michael Ballack, ex-capitão do time germânico, também vestiu a camisa entre os anos 2000.

Recordes e números à parte, Müller é o cara da atual Seleção Alemã. Se a equipe joga um futebol para a frente, metendo medo nos adversários e, pelo cartão de visitas apresentado aos portugueses, vai brigar forte pelo tetracampeonato, é, em grande parte, graças a ele. Bom finalizador, rápido e inteligente, é um dos melhores do grupo europeu. Para mim, Müller é tão vital e versátil ao time quanto o capitão Phillip Lahm (que pode atuar tanto nas duas laterais quanto no meio de campo) e o volante Bastian Schweinsteiger.

O jogador do Bayern de Munique vai longe no Mundial do Brasil. Neste sábado (21), os germânicos enfrentam Gana, às 16h, em Fortaleza. Aposto em mais uma exibição de gala de Thomas Müller.



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.