Grêmio

Nome:

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Alcunha:

Tricolor, Imortal

Torcedor/Adepto:

Tricolor, gremista

Mascote:

Mosqueteiro

Fundação:

15 de setembro de 1903

Estádio:

Arena do Grêmio

Capacidade: 55.662

Localização: Avenida Padre Leopoldo Brentano, 110/2100 Humaitá, Porto Alegre (RS)

Presidente:

Romildo Bolzan Júnior

Treinador:

Renato Gaúcho

Patrocinador:

Banrisul, Unimed, Brahma, Coca-Cola, Gatorade

Material Esportivo:

Umbro

Website:

http://www.gremio.net

História do Clube:

O Grêmio nasceu em 15 de setembro de 1903 graças a uma bola murcha. Mais precisamente, à bola do jogo entre duas equipes do Sport Club Rio Grande (clube de futebol mais antigo do brasil, fundado em 1900), que foram a Porto Alegre realizar uma partida de exibição em 7 de setembro de 1903. Durante a partida, a bola murchou. Fim de jogo? Nada disso. Coube ao paulista Cândido Dias da Silva emprestar sua própria pelota. Em troca, após o jogo, o paulista de Sorocaba conheceu detalhes do esporte e aprendeu o que era necessário para fundar um clube de futebol.

Uma semana depois, era fundado o Grêmio, por 31 rapazes, na capital gaúcha. Azul, branco e preto? Nada disso. Nos primórdios, o Grêmio vestiu vermelho, justamente a cor que viria ser a do maior rival, o Internacional. Na verdade, não exatamente vermelho, mas sim, havana, uma tonalidade que é próxima à cor de tijolo. O primeiro uniforme do Grêmio, aprovado na fundação, alternava listras horizontais havanas e azuis, com boné preto e gravata branca. Mais tarde, o havana daria lugar ao preto e, assim, o Grêmio ficaria com a cara de sempre.

O primeiro jogo, no entanto, só foi acontecer em 6 de março de 1904, contra o Fuss-Ball Club Porto Alegre. E o Tricolor venceu, por 1 a 0, e iniciou a história com o pé direito. Mas o profissionalismo, de fato, só iria acontecer a partir dos anos 1940. O marco dessa nova era foi a construção do estádio Olímpico, que foi inaugurado em 1954.

O auge viria nos anos 1980, época em que um dos maiores atletas da história do clube surgiu: Renato Portaluppi, mais conhecido como Renato Gaúcho. Foi com ele na ponta-direita do campo que o Grêmio conquistou a Copa Libertadores e o Campeonato Mundial em 1983. Antes, o Tricolor conquistara o Campeonato Brasileiro pela primeira vez, em 1981. A Copa do Brasil também foi conquistada em 1989.

As glórias se repetiriam nos anos 1990. Apesar do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro em 1991, o Tricolor se recuperou de forma grandiosa. Em 1994 e 1997 vieram mais Copas do Brasil; em 1995, a Libertadores. E em 1996, o Campeonato Brasileiro.

Os anos 2000 foram piores para o Grêmio, que amargou pela segunda vez o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2004. Mas, novamente, o clube se reergueu. Foi campeão da Série B em 2005 e conquistou os Campeonatos Gaúchos em 2006, 2007 e 2010. Por fim, em 2012, o clube mudou de casa. O Olímpico passou a ser apenas uma memória para o tricolor, que tem como novo estádio a moderna Arena do Grêmio, que já recebeu o título da Copa do Brasil de 2016.

Notícias do Grêmio