Corinthians

Nome:

Sport Club Corinthians Paulista

Alcunha:

Timão, Coringão, Time do Povo, Todo Poderoso Timão

Torcedor/Adepto:

Corintiano

Mascote:

Mosqueteiro

Fundação:

1º de setembro de 1910

Estádio:

Arena Corinthians

Capacidade: 49.205 pessoas

Localização: Avenida Miguel Inácio Curi, 111, Artur Alvim, São Paulo (SP)

Presidente:

Roberto de Andrade

Treinador:

Fábio Carille

Patrocinador:

Caixa, TIM, Special Dog, Brahma, Winner Play, Konami, Estrela Galícia

Material Esportivo:

Nike

Website:

http://www.corinthians.com.br

História do Clube:

Identificado com os bairros do Parque São Jorge e de Itaquera, o Corinthians nasceu mesmo em outro local da cidade de São Paulo:  na esquina das ruas José Paulino e Cônego Martins, no bairro do Bom Retiro, às 20h30 do dia 1º de setembro de 1910. Se o local de nascimento, muitas vezes, passa batida pelo torcedor, o mesmo não se pode dizer das origens. Chamado de Time do Povo, o Corinthians foi fundado por cinco operários: Anselmo Corrêa, Antônio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Raphael Perrone. O nome foi inspirado no Corinthian-Casuals Football Club, time inglês que, à época, fazia uma excursão pelo Brasil. Nascia, assim, o Sport Club Corinthians Paulista.

A estreia em campeonatos oficiais só iria acontecer em 1913. Foi neste ano que o Corinthians começou a disputar o Campeonato Paulista, torneio em que se consagraria, anos mais tarde, como o maior campeão, com 27 troféus. O primeiro deles, em 1914.

Curiosamente, a época do maior craque da história do clube, Roberto Rivellino, coincidiu com uma “seca” dentro de campo. Rivellino foi embora e coube ao meia Basílio encerrrar o jejum alvinegro em 1977, ano em que o Timão foi novamente campeão paulista depois de 23 anos.

Mas e títulos nacionais? Até então, o Santos, o Palmeiras e o São Paulo já haviam conquistado Campeonatos Brasileiros, Copas Libertadores da América e Campeonatos Mundiais. O Corinthians começou a mudar isso em 1990, quando foi campeão brasileiro pela primeira vez.

Daí para a frente, o clube só “cresceu”. Hoje, o Corinthians tem seis campeonatos brasileiros (1990, 1998, 1999, 2005, 2011 e 2015), três Copas do Brasil (1995, 2002 e 2009), uma Copa Libertadores da América (2012) e dois campeonatos mundiais (2000 e 2012).

Notícias do Corinthians